segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Prefeitura de Conde dá posse a 20 novos agentes da Guarda Municipal

 

A prefeita de Conde, Márcia Lucena, e o comandante geral da Guarda Municipal, Sergio Carneiro, deram posse a 20 guardas municipais concursados e pela primeira vez a instituição passa a contar com seis agentes do sexo feminino. A solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira e contou também com a entrega do porte de arma e do armamento para a Guarda Municipal. O novo contingente irá se integrar à Guarda Municipal nas várias ações que a instituição vem desenvolvendo na cidade, que vão de controle do trânsito à fiscalização do meio ambiente, controle da perturbação da ordem pública e patrulhamento de prédios e de logradouros públicos.

Márcia Lucena destacou que a convocação dos 20 agentes da Guarda Municipal foi um dos vários compromissos firmados e cumpridos na gestão da segurança cidadã, implantada na cidade de Conde. “Nosso compromisso tem sido o de transformar a Guarda Municipal em uma instituição que seja responsável por uma segurança cidadã na cidade de Conde. Não nos cabe a segurança pública, que é responsabilidade do governo estadual, mas podemos e estamos fazendo é aproximar a Guarda Municipal da população para resolver pequenas divergências como as de perturbação da ordem pública ou de casos que precisam de atendimento mais urgente como nos casos de violência doméstica. Com aumento do efetivo, a Guarda Municipal poderá ampliar suas ações e fortalecer a segurança cidadã no Conde. Para isso, nós investimos em criar condições materiais”, frisou.

O comandante geral da Guarda Municipal, Sérgio Carneiro, ressaltou que a gestão de Márcia Lucena estruturou a instituição tanto de infraestrutura como de adequação para atuação na cidade de Conde. “Com esses novos concursos a Guarda Municipal ganha mais um reforço para desenvolver as várias ações na cidade de Conde. Essa solenidade de posse garantiu o ingresso pela primeira vez de seis mulheres na Guarda Municipal”, disse.

A Prefeitura de Conde vem estruturando a Guarda Municipal desde 2017. A instituição não possuía veículos para realizar operações e passou a contar com veículos locados para garantir maior celeridade e autonomia à Guarda Municipal. Na estruturação, foi adquirida uma linha telefônica para a implantação do 153, com a central de atendimento.

Para além da estruturação, a gestão de Márcia Lucena investiu fortemente no treinamento e capacitação para a municipalização do trânsito, fiscalização ambiental, além de atender às demandas de perturbação do sossego, que é uma das ocorrências mais requisitadas na central de atendimento. “Uma outra situação é a capacitação de armamento e tiros, possibilitando que venha utilizar armas letais através da Lei de nº 826, o Estatuto do Desarmamento. Com isso, a guarda passa a trabalhar armada, fazendo patrulhamento preventivo nos prédios públicos e logradouros públicos e fazendo a proteção tanto dos bens quanto da população. Agora, a Guarda Municipal começa a atuar de acordo com a Lei de nº 13022, que estabelece e regulamenta serviços e ações pelo Estatuto Geral das Guardas Municipais. A Prefeitura está fazendo todo esse aparato para cumprir a lei federal, o que vários prefeitos que passaram pelo conde não cumpriram”, frisou.


Secom- Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário