domingo, 9 de outubro de 2016

Deputado Federal Paraibano Entende Como Equivocada, Decisão do STF, Sobre a Vaquejada No Nordeste


O deputado federal paraibano Efraim Filho (DEM) publicou em sua pagina social, no Facebook, sua opinião sobre a decisão do STF, sobre decidir que a Vaquejada, (esporte praticado no Nordeste brasileiro) é ilegal.
A publicação aconteceu nesta sexta-feira 07/10/16, quando o deputado destacou sua opinião.
“O STF ontem tomou uma decisão equivocada diante do conceito vaquejada. Ao decidir ser inconstitucional Lei que regulamenta a atividade como esporte, desconheceu uma raiz histórica do nosso povo e que hoje ajuda a produzir renda, emprego e oportunidades numa região muito carente de investimentos.
É de se estranhar também o fato de nada terem dito quanto ao rodeio, mais tradicional no sul do pais.. Ficou sentimento de que também foi decisão preconceituosa com  o Nordeste. Temos de preservar essa importante atividade que tantas alegrias, emprego e oportunidades traz ao nosso povo. Não vamos desistir e vamos a luta junto com a ABVAQ para reverter a decisão e corrigir este equívoco” Desabafou Efraim.
A decisão do STF derruba um entendimento do Estado do Cerará, pois o governo cearense dizia que a vaquejada faz parte da cultura regional e que se trata de uma atividade econômica importante e movimenta cerca de R$ 14 milhões por ano. Apesar de se referir ao Ceará, à decisão servirá de referência para todo o país, sujeitando os organizadores a punição por crime ambiental de maus tratos a animais. Caso algum outro estado tenha legalizado a prática, outras ações poderão ser apresentadas ao STF para derrubar a regulamentação.
Votaram contra a vaquejada o relator da ação, Marco Aurélio, e os ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski. A favor da prática votaram Edson Fachin, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e Dias Toffoli.

Veja a postagem feita pelo deputado Efraim Filho:

Nenhum comentário:

Postar um comentário