quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Vereador de Conde mostra a real situação da Água da CAGEPA que é consumida pelo povo condense.



O vereador condense Fábio Melo Sousa, o popular Fábio Tatu (PTdoB) esteve em visita nas instalações da CAGEPA de Conde, precisamente na estação elevatória de Conde, para mostrar para a população a forma de como a água de Conde é transmitida até a casa do cidadão condense.
Encontramos vários fatores que mostram que a água é contaminada. A água do Rio boa Água, que passa pela PB/018, é o testemunho ocular para quem passar por esta rodovia, pois vemos sempre o gado pastando próximo ao rio, bebendo da água do rio, e até mesmo, fazendo suas necessidades fisiológicas dentro do rio. É este mesmo rio que enche os taques que coletam as águas para a estação elevatória, transmitindo até as casas dos condenses, a água para o consumo humano.
Tratamento da água.
Não foi constatado um tratamento mais específico da água. Só existe apenas uma mistura da água com o cloro, e depois, transmitida para as residências. A água é coletada em um poço A, depois levada à estação elevatória, onde é misturada com o cloro, depois colocada em outro depósito B, e por fim, transmitida até as residências.  
Descasos com a qualidade da água e com o consumo humano.
Ao chegarmos no rio, onde a água é coletada para a estação elevatória da CAGEPA, vimos logo de cara a falta de cuidados, pois o poço coletor fica dentro do rio, no meio de um matagal, com teia de aranha nas bordas do poço, a fiação é toda irregular, dentro da água, expondo a segurança dos funcionários da estação elevatória, lixo dentro do rio, Ovos de parasitas, ferros enferrujados, e na parte que fica próximo a PB/018, constatamos a presença de fezes de Vaca, Cavalo, e soubemos ainda, que existe nas imediações uma pocilga (Curral de porcos), mas não deu para registrarmos, por ser em localidade privada.
Na casa de máquinas, encontramos dois motores de bombas quebrados e muito antigos. Uma das portas de acesso à casa de máquinas estava quebrada, possibilitando o acesso de quem quer que seja.
Fábio Tatu destacou ainda que os poços ficam a céu aberto e que corre o risco de m maluco poderia eventualmente envenenar a água, que é consumida pelo povo condense.
O vereador Fabio Tatu se mostrou indignado e fez um apelo à CAGEPA, para que providencias fossem tomadas no tocando ao tratamento da água, pois não é digno que a população beba dessa água em tais condições.
A câmara municipal de Conde fez seu papel, e os vereadores se reuniram e foram até a sede da CAGEPA, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa, para pedir ao diretor da mesma, soluções para o abastecimento, que além de ser escassa, a água é de péssima qualidade e de cor escura.

A visita dos parlamentares condense aconteceu em 22 de maio de 2013, momento em que o diretor Deusdete Queiroga falou que seria construída uma adutora em Conde, para solucionar os problemas do abastecimento na cidade de Conde. De fato começou-se a enterrar os canos dentro das principais ruas da cidade, mas a obra paralisou, e assim, a tão esperada água tratada ainda não chegou as casa de nosso povo condense.

           
Por Arimatéia Sousa/ Portal Conde News


Veja mais fotos:

















Nenhum comentário:

Postar um comentário