O Nordeste e a violência cultural.
Nas décadas de 70 e 80, o Brasil vivenciava outro tipo de cultura, diferenciada do que vemos hoje. O majestoso Luiz Gonzaga, rei do baião, por exemplo, em suas canções, falava aquilo que o povo nordestino vivia no momento, a exemplo das músicas pau de arara, que retratava o êxodo dos nordestinos para o sudeste, ABC do sertão, que mostrava o jeito matuto da expressão popular do nordeste, sala de reboco, entre outras. Mas hoje vemos a violência cultural empregada na sociedade contemporânea, onde o povo aceita músicas com duplo sentido, como se pudesse ser completado com aquela imoralidade.
Um exemplo desta violência são as músicas com os seguintes temas: chupa que é de uva, senta que é de menta, eu vou comer você... E muitas outras inseridas na nossa sociedade sem que o nosso povo se der conta do que estamos consumindo. Isso não quer dizer que esse pensamento seja arcaico, não, pelo contrário, a preocupação é com a modernidade da cultura popular, que em grande massa, vem se deteriorando com o consumo do que não presta.

Caros internautas que acessam esse conceituado blog Conde News, é absolutamente verdade a matéria acima postada pelo amigo Ary ferreira. Atualmente vivemos em uma crise de valores sem precedente na história da humanidade, onde a inversão dos valores á cada dia confunde as pessoas. Uma prova disso é quando o pai ou a mãe de família deixa entrar em seus lares todo tipo de porcaria que produzem por aí, que, diga-se de passagem, deveria ser um lugar onde apenas eram para entrar coisas boas, deixando de lados os bons costumes, tudo fica banalizado, inclusive a vida, que é um dom dado pela graça de Deus.A sociedade atual é o reflexo do que significa a instituição chamada família, que não é mais novidade está falida, assim como a educação, a segurança, a saúde, a religião, a cultura, etc...
ResponderExcluir