sexta-feira, 24 de maio de 2024

Política: Movimentações no xadrez começam a mostrar um possível cenário para 2024 em Conde. Veja!

 

Os movimentos atuais margeiam focos sobre a ótica política para 2024. Desistência e possíveis impedimentos geram expectativas ao público que busca ansiosamente por definições sobre o que acontecerá nas eleições de Conde este ano.

Os radialistas Samuka Duarte e Diego Lima assumiram uma grande responsabilidade em afirmar ao povo de Conde sobre a inelegibilidade dos pretensos pré-candidatos Luzimar Nunes e Aluísio Filho (Nino). Segundo os comunicadores, ambos não poderão ser candidatos.

Sobre o pré-candidato Nino, ele (Diego) foi enfático ao dissertar que, quando Karla registrou candidatura e, pós-eleita, assumiu o mandato, o irmão de Nino, o Hermann Lundgrenn era casado com Karla Pimentel, atual prefeita. Diego disse que isso também é motivo para que haja impedimento para Nino registrar candidatura, citando a inelegibilidade reflexa. As declarações foram feitas no programa PARAÍBA VERDADE - da Rádio ARAPUAN FM, no dia 16/05/2024.

MAS O QUE É INELEGIBILIDADE REFLEXA: É a inelegibilidade do cônjuge ou companheiro (a) e dos parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, dos chefes do Poder Executivo Federal, Estadual e Municipal ou de quem os tenha sucedido ou substituído dentro dos seis meses anteriores à eleição, prevista na Constituição Federal, art. 14, § 7.

Já no caso de Luzimar, Diego Lima foi claro e citou a Lei para destacar que Luzimar Nunes não poderá ser candidato por ter sido condenado pelo colegiado de um tribunal federal, o TRF4, por crime contra a União, por ter extraído ilegalmente areia, o que o teria deixado inelegível. As declarações dos comunicadores ocorreram no programa - PARAÍBA VERDADE – da Rádio ARAPUAN FM, no dia 21/05/2024.

Na primeira quinzena de Maio do corrente ano, Olavo Lisboa (Macarrão) jogou a toalha e saiu da busca pela cadeira do executivo, anunciando desistência da pré-campanha. O mesmo tenta lançar seu irmão como pré-candidato. O que não se sabe é se eles terão tempo hábil para o irmão receber a credibilidade popular e se conseguirá macarrão fazer essa transferência para o irmão.

Por fim, é observado que, dos nomes antes propostos, restam apenas dois. Edinho Mendes, que é pré-candidato e, naturalmente, Karla Pimentel, que tentará buscar a reeleição no pleito deste ano.

Muito embora ainda não se tenha nada definido, até porque ninguém ainda é candidato, mas as coisas estão se desenhando e o povo vem observando o soprar dos ventos sobre as tendências e as coisas começam a transparecer.

Será que de fato só haverá duas candidaturas? Será que vai polarizar entre Edinho Mendes e Karla Pimentel?

Ainda falta muito, ou, muito pouco para sabermos o que o povo do Conde irá julgar no sufrágio.

Da redação Portal Conde News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário