terça-feira, 12 de maio de 2020

Na Contramão da Tecnologia, Vereadores Sentem Dificuldades Em Sessão Remota Durante Processos de Cassações.


Durante o período mais crítico do século XXI, que é este de quarentena, uma anomalia mundial, causada pelo Covid-19, que está assolando as nações, a câmara de Conde realiza sessão, pondo em pauta, processo de cassação da gestora. O momento é crítico demais e o município de Conde tem outras prioridades. Será que esta seria a única pauta dos parlamentares na data de hoje, 12/05/2020?
Sessão remota e suas Fragilidades
Na semana passada, o presidente Carlos André, o popular Manga Rosa, convocou os demais parlamentares para realizarem normalmente as sessões na Câmara municipal, mas a opinião pública e a imprensa caíram em cima, por conta da aglomeração e o momento difícil que a humanidade passa, devido ao Coronavírus.
O presidente reconheceu e declarou que as sessões aconteceriam remotamente, pela Internet.
Dificuldades com a Tecnologia
Foi notório para quem pode acompanhar a sessão desta terça-feira, 12/05/2020, pela internet, os graves problemas de transmissão.
A sessão foi transmitida de forma amadora, através de um facebook de um particular. O áudio estava nitidamente com problemas, o que foi alvos de críticas de alguns vereadores.
Além da falta de profissionalismo com a tecnologia, o poder legislativo deixou ainda, de publicar oficialmente, um link para que o povo condense pudesse acompanhar os trabalhos de interesses públicos.
A câmara não dispõe dos devidos recursos técnicos para realizar tal trabalho, pois os vereadores não receberam tablets ou computadores para acessarem as transmissões.
A falta de clareza dos áudios deixavam os vereadores em frequentes dúvidas do assinto debatido e, ou, sobre o que deveriam votar.
Em um dado momento da sessão, o vereador Luzimar Nunes reclamou do áudio da mesa diretora e pediu retorno. O mesmo estava acompanhando a sessão de sua residência, bem como o vereador Pinta de Gurugi. A pauta de cassação do vereador Carlos Manga Rosa, que foi apresentada e rejeitada na mesma sessão, teve que ser lida e relida pelo vereador Juscelino, pois o vereador Luzimar Nunes não tinha clareza do áudio para entender o que se votava no momento.
Foi passado ainda pra redação do “Portal Conde News”, que tinha vereador acessando a sessão com um simples smartphone, daí, tantas dificuldades para a realização de uma sessão que faltou tantas clarezas nos trabalhos.
Questionamento sobre transparência
O vereador Naldo Cell questionou a falta de transparência nos trabalhos legislativos, ao indagar sobre a falta de cópias dos processos para que o parlamentar pudesse acompanhar com mais clareza.
Resumo
O único vereador que faltou a esta sessão foi o vereador Flávio Mello, que justificou que estava de viagem e não sabia da sessão. Mas a sessão num era remota? Ele poderia votar de qualquer lugar ou não?
O pedido de cassação da prefeita Márcia Lucena, que foi arquivado em 22 de Abril de 2020 pela comissão processante, mas teve que vir pra votação em plenário, pois o plenário é soberano.
A soberania dos parlamentares que pediram pra o processo prosseguir, é a mesma que rejeitou e engavetou o pedido de cassação de dois vereadores no mesmo dia. Seriam dois pesos e duas medidas?
Não foi nem aberto uma CPI para averiguar as denuncias?
Com a palavra, o povo de Conde, pois é ano de eleições!!!
Da redação Por Arimatéia Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário