sexta-feira, 6 de setembro de 2019

Representantes da Guarda Municipal de Bayeux Participam da 1ª Audiência Pública Sobre GCMs, Realizada Pela AL da Paraíba. Vídeo.


Representantes da Guarda Municipal de Bayeux, cidade da Grande João Pessoa, participaram da 1ª audiência pública sobre Guarda Municipais, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba. A propositora da audiência foi a Deputada Estadual Estela Bezerra (PSB), que contou com a presença de outros deputados, como o deputado Buba Germano, o deputado Wilson Filho, representantes da OAB, Ministério Público, da secretaria de estado da segurança, vereadores e do prefeito de Soledade, Geraldo Moura. Representantes de Guarda de várias cidades do estado estavam presentes. A vereadora Luciene de Fofinho foi a única parlamentar de Bayeux a comparecer ao debate. 
Uma comitiva de guarda da cidade de Bayeux prestigiaram a audiência, bem como o comandante Joaci, o subcomandante Ribeiro e o secretário municipal de Segurança, Paulo0 Coelho.
A deputada Estela trouxe inicialmente uma saudação à toda nação azul marinho (referente às Guardas), iniciando seu discurso, destacando a grande relevância do papel das Guarda Municipais para todos os municípios. A deputada destacou que o guarda tem seu papel fundamental na segurança pública, pois ele é local, presente na sociedade de seu respectivo município, tendo conhecimentos primordiais, mais que as demais polícias, quando chegam a determinadas ocorrência, pois a guarda tem esse diferencial por conhecer quase toda a sociedade onde trabalha.
“A guarda municipal não é protetora de patrimônio. Ela exerce esse papel, mas ela é sobre tudo uma força capaz de ser a maior defensora da cidadania no território local. Ninguém é mais conhecido do que quem mora na cidade” Frisou Estela.
A deputada frisou que, além de serem atuantes de forma civil, as guardas desempenham um papel muito importante na construção do conceito de segurança e do território de paz.
Já o secretário Paulo Coelho, no uso da tribuna, ressaltou que não é só a questão da logística para o trabalho ser realizado, mas a questão tão encravada, além da burocracia, é a falta de recursos, estrutura orçamentária para equipar e operacionalizar as guardas. O secretário destacou – “que foi enviado à câmara municipal de Bayeux, uma proposta para a criação do (Fundo Municipal de Segurança Pública), para o aparelhamento da guarda e financiar projetos de enfrentamento à violência”.
Falando ainda de recursos e condições de trabalho, o secretário Coelho destacou ainda que, o município de Bayeux tem uma viatura trabalhando na área ambiental com a guarda municipal, que foi o estado que cedeu em 2017, através do secretário Cláudio Lima, e que estar funcionando e servindo ao povo de Bayeux, na preservação do meio ambiente, resgate de aves e répteis, bem como o patrulhamento nas áreas ribeirinhas e Mata do Xexem.
O subcomandante Ribeiro iniciou seu discurso afirmando que, as guardas municipais são sim, de fato, policiais do município, defendendo sobre o que já estar determinado em Leis, como a exemplo, o Estatuto Nacional das Guardas Municipais, a Lei Federal 13022, de 2014.
O subcomandante destacou que estas instituições de segurança precisam de condições, afirmando que os meliantes, os que andam as margens da Lei, não fazem distinção de fardas. Seu argumento precisamente trouxe esclarecimentos para as autoridades presentes na audiência, pedindo confiança para as instituições das guardas, afirmando que os homens são capacitados e de altos níveis.
“Dentro da minha instituição temos 80 homens, onde 80% tem nível superior. Temos cinco bacharéis em direito, e, no entanto, eles estão aqui para servir ao povo” Frisou Ribeiro.
Opinião do portal.
A Deputada Estela está de fato de parabéns. Foi corajosa. Tomou a frente de um assunto de estrema importância para o povo da Paraíba, tomando a responsabilidade para si, de um tema de estrema relevância para as instituições de seguranças municipais, principalmente, sobre a questão armamentista. Ela teve a capacidade de reconhecer através de uma ótica social e necessária, a grandiosa necessidade das sociedades estado afora, sobre a questão de segurança cidadã, trazendo valorização e reconhecimento às guardas municipais.
Fica claro que esta audiência traz um despertar imediato para os gestores municipais, para que eles observem que tem responsabilidades com essas instituições, pois se algo negativo acontece com os agentes, o gestor será o responsável imediato. Cabe ao poder público trazer condições de proteções para os guardas, para os agentes, para que eles possam ao menos, ter condições de trabalho.






Da redação Por Arimatéia Sousa.
Portal Conde News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário