segunda-feira, 15 de julho de 2019

Comunidade Guaxinduba Vai Ganhar Praça Por Meio do Programa Mutirão Na Vizinhança, da Prefeitura de Conde


A Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Conde em parceria com o TRAMA (Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPB), a Associação dos Moradores da Comunidade Guaxinduba e o Vereador Pinta Gurugi, realizou a Oficina de Ideias neste sábado (13) na comunidade que fica na zona rural de Conde. Com uma participação expressiva dos moradores e moradoras da região, a ação teve como principal objetivo discutir a elaboração do projeto de uma praça na comunidade que será construída pro meio do Programa Mutirão na Vizinhança.
A construção deste espaço foi a partir de pedido de um grupo de crianças que estavam acompanhando o Olá Comunidade realizado na comunidade, no dia 13 de novembro de 2018, e a Prefeita Márcia Lucena se comprometeu em buscar uma solução para que a comunidade fosse atendida. São mais de 75 famílias que vivem no local que tem como principal base econômica, a agricultura.
“Realizamos a Oficina de ideias aqui em Guaxinduba e discutimos coma população, como seria desenvolvido este projeto e que a participação de todos e todas seria fundamental não só agora na fase inicial, mas também na execução e depois do projeto concluído e a praça construída, com todos e todas tomando conta e preservando este espaço público tão esperado pela comunidade”, destacou a Coordenadora de Planejamento Territorial da Secretaria de Planejamento, Raissa Monteiro.
A Coordenadora do TRAMA, professora Amélia Panet falou sobre a parceria com a Prefeitura de Conde em mais uma ação onde a participação popular é tão importante no processo de criação. “Este é o terceiro trabalho em que estamos em parceria com a prefeitura. As atividades foram iniciadas com dinâmicas e reconhecimento da área para a realização da maquete da futura praça. O compromisso de todos foi firmado por atividades que procuraram registrar a história da comunidade, seu cotidiano e os desejos para o futuro. Vamos acompanhar de perto este processo”, disse a professora.
Durante a atividade, as mulheres foram bastante representativas nas ideias e a participação das crianças foi fundamental em todo o processo. Já existe a área onde a praça será construída e todo o processo será acompanhado pelas equipes da Seplan com o apoio da comunidade.
Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário