segunda-feira, 23 de abril de 2018

Conde: Campanha de Vacinação Contra a Gripe Começou Nesta Segunda 23.


A Prefeitura de Conde por meio da Secretaria de Saúde inicia nesta segunda-feira (23/04) a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Inicialmente, serão vacinados as gestantes e os trabalhadores da saúde. A partir do dia 07 de maio, a vacina fica disponível aos demais grupos prioritários. A campanha de vacinação segue até o dia 1ºde junho. A vacina protege o ser humano para os vírus da gripe (A/H1N1; AH3N2 e Influenza B).
Para o ano de 2018, a meta é vacinar em todo o país, cerca de 54 milhões de pessoas, no Conde, todas as Unidades Básicas de Saúde estarão aplicando as vacinas e no dia 12 de maio, na Praça Pedro Alves, no Centro de Conde, acontecerá o “Dia D”, com maior mobilização de pessoas para receberem a dose da vacina. Além da mobilização na Praça, todas as UBS estarão aplicando a vacina normalmente.
A Secretária de Saúde, Renata Domingos destacou que “estamos em uma campanha muito importante, não apenas para o município, mas para todo o país. É necessário a imunização contra o vírus influenza e estamos iniciando com o grupo específico de gestantes e trabalhadores da saúde, devido ao alto grau de exposição que os profissionais ficam e a vulnerabilidade das gestantes durante o período da gravidez, mas, todos os grupos determinados receberão a dose da vacina”, afirmou.
Campanha de Vacinação
Os grupos definidos para a Campanha Nacional de vacinal contra a Influenza são: pessoas com 60 anos de idade ou mais; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; crianças com idade entre seis meses e menos de 5 anos; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); povos indígenas; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade que estejam cumprindo medidas socioeducativas; a população provada de liberdade; os funcionários do sistema prisional; os professores das escolas públicas e privadas e os trabalhadores da saúde.
A vacina é contraindicada para pessoas que apresentem história de reações anafiláticas em doses anteriores, como também a qualquer outro componente da vacina, como alergia relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Sobre o Vírus Influenza
A influenza ou gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, ocasionada pelo vírus influenza, com elevado potencial de transmissão. Inicia-se com febre, dor muscular, e tosse seca. Em geral, tem evolução por período limitado, em geral de um a quatro dias, mas pode se apresentar forma grave. A gripe propaga-se facilmente e é responsável por elevadas taxas de hospitalização. Idosos, crianças, gestantes e pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, ou imunodeficiência são mais vulneráveis aos vírus.
Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário