terça-feira, 20 de março de 2018

Turismo, Cultura e Economia Criativa São Temas de Palestra Com Cláudia Leitão Em Conde


Os conceitos e as características da economia criativa, cada vez mais tem ganhado força em todo o país, envolvendo as expressões culturais, o turismo e a economia da região. Pensando nestes assuntos, a Prefeitura de Conde traz a Consultora em Políticas Públicas para Economia Criativa, Cláudia Leitão para uma palestra com o tema “Turismo, Cultura e Economia Criativa”, no próximo sábado, dia 24 de março, às 10 horas da manhã no auditório da Pousada Aruanã, com entrada gratuita.
A economia criativa envolve setores voltados às expressões culturais como o artesanato, arte popular, festas populares, como também, as artes visuais, audiovisuais como o cinema, televisão e publicidade, design, moda, artes cênicas, entre outros segmentos e expressões.
De acordo com a Assessora Cultural, Rejane Nóbrega, a vinda de Cláudia Leitão para o Conde é muito positiva e vai contribuir ainda mais para o fortalecimento cultural, turístico e econômico do município. “As cidades precisam ter sua identidade e o Conde tem um vasto leque cultural e artístico. Seja na gastronomia, na música, na cultura popular ou em qualquer área que represente a cidade. A economia criativa representa isso e a palestra com a Cláudia Leitão vai proporcionar tanto a classe empresarial (trade, comerciantes, artesãos) como as pessoas interessadas em empreender, a oportunidade de interagir com as diversas possibilidades existentes em nosso município”, explicou Rejane.
O Secretário de Turismo, Aristóteles Souto Maior destacou que “o Conde vive um momento em que há um novo motor da economia. Passamos por diversas fases onde tudo era direcionado a matéria prima, depois o produto, os serviços, e agora entra em destaque a Economia Criativa, onde incluímos o Turismo de vivência e experiência. Os setores diretamente ligados a este setor crescem bastante em nossa região e é necessário um aprofundamento no assunto”, disse o Secretário.
A crescente importância da economia criativa traz um novo desafio para quem desenvolve estre trabalho, o de adquirir novos conhecimento e trabalhar a gestão destes dados, quer seja ela com o governo municipal, a inovação, parcerias tecnológicas e comerciais, buscando a ampliação das atividades e o impulsionamento do conceito de Economia Criativa no município de Conde.
Cláudia Leitão
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Educação Artística pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Cláudia também é mestra em Sociologia Jurídica pela Universidade de São Paulo(USP) e doutora em Sociologia pela Sorbonne, Université René Descartes (Paris V). É Professora do Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará, membro da Rede de Pesquisadores em Políticas Culturais (REDEPCULT) e do Conselho Editorial da publicação virtual Políticas Culturais em Revista/ UFBA.
Atuou como consultora ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Criou e coordenou na UECE a Especialização em Gestão Cultural e o Mestrado Profissional em Gestão de Negócios Turísticos, tendo sido também coordenadora do Mestrado Acadêmico em Administração, com foco na Gestão da Micro e Pequena Empresa.
Foi Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) no Ceará (2001-2002) e Secretária da Cultura do Estado do Ceará (2003-2006). O Programa Cultura em Movimento: Secult Itinerante, criado em sua gestão, rendeu-lhe o primeiro lugar do Prêmio Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), na categoria "Gestão Pública".
Cláudia foi a primeira gestora da Secretária da Economia Criativa (SEC) do MinC, entre os anos de 2011 a 2013; e secretária municipal de Cultura e Turismo do município de Aracati, Ceará. Entre os vários livros e artigos científicos públicos, destacam-se os voltados para as temáticas da economia criativa, cultura, desenvolvimento, turismo e políticas e gestão públicas. É consultora em Economia Criativa para a Organização Mundial do Comércio (OMC) e a Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), assim como para o Sebrae, governos federal, estaduais e municipais, empresas e outras organizações. É sócia do Centro Internacional Celso Furtado. Atualmente dirige o Observatório de Fortaleza (Governança Municipal e Políticas Públicas) do Instituto de Planejamento de Fortaleza (IPLANFOR).
Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário