domingo, 18 de março de 2018

Guarda Municipal de Bayeux Decide Em Assembleia, Por Paralisação de 24Hs. Categoria Reivindica Melhorias.


A Guarda Municipal de Bayeux, em assembleia realizada na noite desta sexta-feira 16/03/18, decidiu por unanimidade, realizar uma paralisação, na data de 22/03/18, na próxima quinta-feira. Os guardas reclamam da falta de logista no serviço e a defasagem salarial, com perdas nos anos de 2017 e 2018.
Segundo o GM Coelho, a categoria estar trabalhando sem os equipamentos necessários ao serviço, sem colete balístico, sem arma, sem a mínima condição de se realizar um serviço com mais qualidade e segurança para o próprio agente. Não tem como fazer segurança pública sem se proteger, além do total descumprimento da Lei 13022/14, que trás todas estas qualificações e garantias. 
A categoria luta ainda, por um estatuto, que traga segurança profissional para os Agentes da guarda, lhes garantindo aposentadoria com tempo de serviço, diretrizes sobre o armamento, garantia das ascensões profissionais, organização das patentes hierárquicas, em fim, a Guarda Municipal de Bayeux vem travando uma luta incansável para a conquista do estatuto.
O Estatuto da categoria chegou à câmara municipal de Bayeux, mas por um impasse, o vereador Adriano Martins (MDB) convidou ao prefeito Luiz Antônio a retirar o Estatuto da Casa Severaque Dionísio, atrasando assim, o progresso funcional e profissional da instituição Guarda Municipal.
Já faz mais de dois anos que a categoria não recebe fardamento, não recebeu aumento nos anos de 2017 e 2018, não tem armamento, não há nenhum tipo de logística que traga satisfação para a tropa. No ano de 2017, a Guarda teve uma perda salarial de 6,47% e em 2018, a perda foi de 1.81%, somando uma defasagem de 8.28%.
A Associação da Guarda prepara um ato no dia 22, se reunindo de frente da associação às 07:00hs , indo até a sessão da câmara municipal, chegando até o prédio da prefeitura, onde estão mobilizados em prol da categoria.
Impasse
O estatuto da GM estaria na procuradoria do município, esperando as avaliações do procurador e seu aval, para logo após, ser apreciado pelo prefeito Luiz Antônio, para poder assim, retornar à câmara municipal. O estatuto também já teria sido conferido pelo IPHAN (instituto de previdência do município), o que demonstra uma verdadeira via sacra, até a consumação da aprovação.
Espera
A Câmara municipal de Bayeux espera que o estatuto chegue logo para ser votado pela Casa e que essa agonia acabe de vez, pois os parlamentares sabem o valor da instituição para o município e que o estatuto trará as garantias devidas para que a Guarda preste serviços relevantes e com segurança ao povo bayeuxense.
Reconhecimento sobre a aposentadoria
O Ministro do STF, Alexandre de Morais, destacou que As Guardas Civis fazem parte do sistema de segurança pública por determinação constitucional. Precisam ser fortalecidas, sendo assim, devem ser assistidas com aposentadoria especial.
A Guarda Municipal tem feito em Bayeux, algo muito além da proteção dos bens próprios do município (prédios públicos), a GM tem feito rondas ostensivas e preventivas, visitações em escolas, UBS (Unidades Básicas de Saúde), em eventos públicos como missas, cultos evangélicos, campeonato de futebol, eventos carnavalescos (Blocos), feira pública, praças, dentre outros eventos solicitados pala sociedade, mas a tarefa tem se tornado difícil a cada dia e, sem o reconhecimento do poder público, o trabalho fica muito mais desafiador e sem condições se erem realizados.
Visão do Presidente da República sobre a GM
O presidente Michel Temer sugeriu em reunião com prefeitos, na manhã desta quarta-feira 07/03/18, que as Guardas Municipais tenham maior participação na segurança das cidades. Na abertura da reunião com os gestores municipais, realizada nesta manhã no Palácio do Planalto, Temer enfatizou que o tema da segurança não deve ser uma preocupação restrita aos estados e pediu que os prefeitos se reúnam com os comandantes das guardas municipais para mobilizá-los em ações preventivas.
Os Guardas de Bayeux esperam que o prefeito Luiz Antônio se sensibilize e reconheça o tamanho da importância da categoria para o seu povo e que traga o devido avanço, para que assim, a boa política traga ao povo, uma Guarda que realize um trabalho com a grandeza que o povo merece, pois enquanto as GMS de outras regiões do País crescem, a Gm de Bayeux estar anos luz de atrasos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário