quinta-feira, 2 de julho de 2015

Câmara aprova em primeiro turno PEC para redução da maioridade penal

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Do Site da revista Época
Um novo texto para a Proposta de Emenda Constitucional da redução da maioridade penal (PEC 171/93) foi aprovado na madrugada desta quinta-feira (2) no Plenário da Câmara dos Deputados. Foram 323 votos a favor, 155 contrários e 2 abstenções.
Em 24 horas, um acordo entre líderes, articulado pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), possibilitou a virada no placar. Na noite de terça para quarta, texto semelhante havia sido rejeitado pelos deputados, com 303 votos favoráveis e 184 contrários. O texto rejeitado incluía outros crimes, como tráfico de drogas e roubo qualificado. Por se tratar de uma PEC, são necessários 308 votos — 3/5 dos 513 deputados — para aprovação.
O texto aprovado nesta quinta-feira estabelece redução da maioridade penal, de 18 para 16 anos, nos casos de crimes hediondos (estupro, sequestro, homicídio qualificado e outros), latrocínio, homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. A proposta precisa passar por mais um turno na Câmara para seguir para avaliação do Senado.
Os discursos antes da votação foram acalorados. Um dos primeiros a falar foi o deputado André Moura (PSC-SE). “Não podemos permitir que pessoas de bem, que pagam impostos, sejam vítimas desses marginais disfarçados de menores." O líder do governo, José Guimarães (PT-CE), foi contra. Para Guimarães, é um retrocesso aprovar as emendas.“Não dá para misturar os jovens com bandidos de alta periculosidade. O que está em jogo é o futuro dessas gerações.”
A resposta nas redes sociais surgiu ainda na madrugada. A página da Unicef Brasil publicou "O maior retrocesso dos direitos da infância e da adolescência no Brasil" em uma imagem com fundo preto, como num luto. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) levou a discussão para um tom pessoal. Em sua página no facebook, postou uma foto com os dizeres "#golpedocunha". O site do Revoltados Online, um dos grupos protagonistas das recentes manifestações no país, comemorou o resultado.

THAIS LAZZERI - Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário