sexta-feira, 26 de junho de 2015

Casal gay que estava junto há mais de 50 anos oficializa união nos EUA

 George Harris, de 82, e Jack Evans, de 85, beijam-se no primeiro casamento gay do Texas. Em primeiro plano, de costas, a juíza  Dennise Garcia (Foto: Tony Gutierrez/AP)
(Foto: Tony Gutierrez/AP)
Nesta sexta-feira (26), a Suprema Corte americana legalizou o casamento gay em todas as unidades federativas dos Estados Unidos. Até então, a união entre pessoas do mesmo sexo só era legal em 37 dos 50 Estados americanos. Em Dallas, no Texas, Jack Evans, 85 anos, e George Harris, 82 anos, foram o primeiro casal homossexual a se casar em cartório após a decisão. Segundo o jornal The Dallas Morning News, a união deles foi consumada às 11h53, horário local, e celebrada com aplausos da audiência. "Todos nós vencemos", disse Evans. Ao que George acrescentou: "O amor venceu".
Em 2005, 76,25% dos texanos votaram contra o casamento homossexual em um referendo realizado no Estado. Depois da cerimônia que oficializou a união do casal que vive junto há mais de 50 anos, George disse: "Eu espero que com isso os conservadores [do Texas] vejam a gente e saibam que nós não somos um perigo para a sociedade".
George Harris exibe a certidão de casamento, ao lado do marido, Jack Evans. Foi o primeiro casamento gay do Texas (Foto: Tony Gutierrez/AP)
(Foto: Tony Gutierrez/AP)
As cortes de Dallas, e das demais cidades do Estado, agora agendam o casamento dos inúmeros casais que procuraram as autoridades para legalizar suas uniões. O procurador-geral do Texas, Ken Paxton, vê a mudança na lei como uma conquista para os direitos dos homossexuais e a liberdade religiosa.
"Nós tínhamos muita confiança de que um dia isso ia acontecer. Nós acreditávamos que iria", diz George, que afirmou estar feliz por ter vivido tempo suficiente para presenciar esse momento. "Nós temos desconto por sermos idosos?", ele brincou, enquanto pagava US$ 90 pela certidão de casamento, dinheiro que diz ter sido muito bem gasto.

Época Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário