sexta-feira, 24 de abril de 2015

Conde: Câmara Municipal promove audiência Pública para debater Segurança no município


A Câmara Municipal de Conde promoveu, na tarde desta quinta-feira (23), uma Audiência Pública para debater melhorias na Segurança do município.

O momento contou com a participação da população, representantes da Policia Civil e Militar, poderes Executivo e Legislativo da cidade.

Na ocasião, a prefeita Tatiana Corrêa (PTdoB), informou que a Prefeitura de Conde, há mais de três meses se dispôs a doar um terreno para a construção de um Batalhão de Polícia no Litoral Sul no intuito de diminuir a criminalidade não só no Conde mas, em toda região. Porém, até o momento, não obteve resposta da Secretária de Segurança Pública, sobre a aceitação da doação.

Convidado para participar da Audiência, o secretário de Segurança Pública do Estado, Cláudio Lima, não compareceu ao evento e também não justificou a ausência.
Com a Casa Legislativa lotada, tendo em vista que o Conde vem se destacando pela crescente onda de violência que assola toda Paraíba, a Audiência Pública foi conduzida pelo vereador Manga Rosa.

A prefeita Tatiana reafirmou o compromisso efetivo para coibir a violência no município, pontuando com política de prevenção, desenvolvimento econômico e destacando o excelente trabalho do secretário da Segurança Municipal, Vandregi Rocha, também presente na Câmara.

“Temos um secretário que desenvolve as ações da Segurança de forma efetiva para diminuir o índice de violência no nosso município, enfrentando essa realidade com a nossa política nas áreas de Esporte, Educação e de Trabalho e Ação Social, a exemplo dos programas sociais como o Cras e o PETI, tirando as crianças da ociosidade, bem como, entre outros, cumprindo o compromisso de reconduzí-las para a sala de aula”, lembrou a gestora.

O secretário de Segurança do Município, Vandregi Rocha, enfatizou que a Guarda Municipal atua como órgão colaborador da Polícia.

“Damos apoio com a patrulha escolar, ronda municipal e entraremos também juntos com a Educação para ampliar as palestras contra as drogas. Temos que chamar os pais para serem mais atuantes, porque a maioria é adolescente e jovem”, ressaltou.

O capitão Kelton Pontes, comandante da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Alhandra, responsável pela região Sul, disse que o crack continua com um efeito devastador, o que acaba desaguando na PM, mas destacou o empenho da 1ª CIPM que tem atuado em conjunto com a Polícia Civil para melhorar a realidade na região. Na oportunidade, revelou que a PM registrou um aumento considerável no número de apreensões de armas de fogo.

“Temos realizado operações e, entre os resultados, podemos citar que no ano passado inteiro foram apreendidas 52 armas de fogo e, em apenas quatro meses deste ano, já apreendemos 49 armas e efetuamos prisões de pessoas que haviam cometido crimes. Atribuo à união das polícias, que hoje tem o grupo de força tática, o excelente resultado para minimizar a violência, inclusive, com a instauração do núcleo de inteligência”, citou, acrescentando que as ações realizadas pela PM visam contemplar o Conde com um Batalhão que requer um número três vezes maior de efetivo do que o de uma Companhia.

A delegada da Polícia Civil, Wládia Holanda, explicou que o núcleo de homicídios, em Alhandra, responsável agora pela demanda de cinco municípios incluindo o Conde, no Litoral Sul, tem obtido bons resultados. Responsável por mapear a violência no Conde, ela constatou que a violência tem atingido jovens entre os 18 e 25 anos.

“Estamos trabalhando para diminuir o tráfico, homicídio e crimes contra o patrimônio - furtos e roubos-, mas não dá pra saber quando o crime vai acontecer”, afirmou, dizendo ainda que é preciso dividir responsabilidades, uma vez que a população deve abraçar a causa e também contribuir com as investigações e o trabalho de repressão realizado juntamente com a Polícia Militar para coibir o tráfico de drogas”, enfatizou.

Na área cultural, o coordenador do Núcleo de Cultura, Magno Ribeiro, lembrou das ações realizadas durante toda a semana com mais de 300 crianças e jovens do município através das oficinas de ballet, sax, clarinete, trombone, violão, teclado, técnica vocal, teatro, banda de música, dança de salão e o grupo de dança parafolclórico Jacoca. 

“Estamos trabalhando em prol do desenvolvimento do Conde, investindo na contratação de profissionais para ensinar a esses jovens e produzir novos artistas e profissionais. Um exemplo disso são ex-alunos como Hemerson Oliveira, hoje, professor de Trompete; Thompson Moura, de Clarinete; e, Fernando Severo, de Dança de Salão. Eles se tornaram profissionais contratados pela Prefeitura e exercem as respectivas funções no Núcleo de Cultura da cidade”, comentou o coordenador.


Secom - Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário