terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Câmara de Santa Rita anula cassação de Reginaldo Pereira e ele retorna para a prefeitura



Em sessão realizada nesta terça-feira (16/12), os vereadores da Câmara Municipal de Santa Rita decidiram, surpreendentemente, anular a cassação do ex-prefeito Reginaldo Pereira (PRB).
O ex-gestor foi afastado do cargo no início do ano por decisão da própria Câmara. Reginaldo é acusado de fraudes em licitações, viajar de forma irregular ao exterior, improbidade administrativa, nepotismo e contratações irregulares.
Na decisão, os vereadores alegaram que o rito da cassação não teria seguido o Regimento Interno da Casa, por isso, o ato teria de ser desfeito.
Agora, com a nova decisão, o atual prefeito, Netinho de Várzea (PR), poderá deixar o mandato para o possível retorno de Reginaldo Pereira ao cargo.
Nos bastiddores a informação era de que os vereadores estariam insatisfeitos com a gestão de Netinho e por isso articularam essa nova reviravolta na política local.
Ainda não se sabe se a justiça acatará a anulação da cassação e se determinará o retorno de Reginaldo ao cargo ou se optará por novas eleições, tendo em vista a proximidade com o fim do segundo ano do mandato.
A CASSAÇÃO
No início deste ano a Câmara Municipal de Santa Rita cassou o mandato do prefeito da cidade, Reginaldo Pereira (PRP). Todos os 18 vereadores presentes votaram pela cassação. Na época apenas um parlamentar não compareceu à sessão.
Reginaldo é acusado de contratar 20 parentes, o que configura nepotismo; de alugar imóveis de familiares para a Prefeitura; e também de contratação indevida de servidores Ele foi afastado pela primeira vez do cargo no dia 20 de março. O afastamento seria por 90 dias, tempo considerado suficiente para que fossem apuradas as denúncias que pesam contra ele.
Durante o tempo de afastamento ele conseguiu várias decisões judiciais que o autorizavam a retornar ao cargo, mas essa situação acabou sendo revertida pelo jurídico da Câmara. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o pedido do prefeito para reassumir o posto.
A posse definitiva do vice-prefeito Severino Alves (PR), o Netinho, que rompeu com Reginaldo Pereira e já vinha exercendo o cargo, acontece no mesmo dia.
REGINALDO TENTOU VOLTAR AO CARGO EM AGOSTO, MAS JUSTIÇA NEGOU PEDIDO.
A juíza Lilian Frassinette Correia Cananéa, da comarca de Santa Rita, negou ação ordinária movida pelos advogados do ex-prefeito Reginaldo Pereira, pedindo o seu retorno ao cargo ainda em agosto deste ano.
Após a decisão, o advogado Valberto Azevedo, que representam a Câmara de Vereadores de Santa Rita, lembrou que com esta eram mais de 10 ações perdidas por Reginaldo.
Segundo ele, o ex-prefeito está apenas exercendo o direito de espernear – o chamado "Judice Esperniandi".
“Todas as alegações dele foram rejeitadas. Já são mais de 10. A legalidade do ato da Câmara está exibida, comprovada. Ele está exercendo apenas o direito de espernear”, afirmou à época.

Conde News com PBagora  

Nenhum comentário:

Postar um comentário