terça-feira, 21 de outubro de 2014

Em Pernambuco: Tom ácido contra tucanos predomina em discurso de Lula e Dilma

Foto: Sávaio Gabriel/ DP/D. A Press
Em discurso na cidade de Goiana, zona da Mata Norte de Pernambuco, a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula (PT) não economizaram nas críticas ao PSDB e ao candidato tucano de oposição, Aécio Neves. Lula foi o primeiro a falar e começou dizendo que “está provado que o Nordeste não é um feudo de gente de segunda categoria”. A frase foi bastante aplaudida pelos militantes que lotaram a rua principal onde estava o debate e os saudavam com os tradicionais “Olé, olé olé, olá, Lula, Lula”.
“Houve uma pessoa que já foi presidente da República, um senhor professor universitário que disse que Dilma ganhou o Nordeste porque as pessoas não tinham formação. Temos que dizer para esse senhor que temos tanta formação que resolvemos nunca mais votar num tucano para governar este país”, disparou. Lula também questionou as grandes obras que Aécio anunciou ter feito em Minas Gerais. Ao mesmo tempo, citou ações da gestão Dilma Rousseff como a Transposição  do São Francisco. “Enquanto Dilma está trazendo água para o Nordeste, o governador de São Paulo está deixando faltar água para eles beberem”.
Na cidade que abriga a fábrica da Fiat, Lula declarou ter falado com os diretores da montadora presentes em uma reunião com ele e com a presidente, horas antes, que o sonho do PT só terminaria quando cada morador de Goiana tivesse um carro. Ao pedir votos para Dilma, disse que as pessoas deveriam dar de presente de aniversário a ele esse voto. O ex-presidente completa ano na próxima segunda-feira (27).
A presidente, por sua vez, começou citando a história das Mulheres de Tejucupapo, que demonstraram força quando precisaram defender o Brasil. Tejucupapo é um distrito de Goiana onde, em 1646, um grupo de mulheres resistiu à tentativa de ocupação de militares holandeses. Em seguida, disse que o que estará em jogo no próximo domingo (26), dia da eleição, será a defesa de projetos antagônicos. “Um que só é direcionado para um terço da população e outro que olha para todos, sobretudo os mais pobres”.
Dilma Rousseff voltou a declarar que manterá as parcerias que o governo federal teve com Pernambuco, independentemente de o governador eleito, Paulo Câmara (PSB), apoiar Aécio Neves (PSDB). “Farei de tudo para que todas as regiões tenham um desenvolvimento equilibrado, mas o Nordeste mercê mais atenção, pois foi historicamente prejudicado”. De maneira igual ao discurso feito na fábrica da Fiat, no início da tarde, Dilma Rousseff comprometeu-se em “fazer o Arco Metropolitano custe o que custar”.

Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário