terça-feira, 16 de setembro de 2014

Prefeita de conde se reúne com chineses para instalação de polo industrial chinês no município condense

Tatiana Correa se reúne com chineses para instalação de polo industrial chinês no Conde
A prefeita do Conde, Tatiana Correa (PTdoB), e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Saulo Barreto, se encontraram com representantes do grupo Fujian Xinsheng Steel, detentor de 21 empresas na China, com destaque para a Construção Naval. Durante reunião realizada na Costa do Conde, neste final de semana, foram apresentadas a estrutura do polo industrial do Conde e, na ocasião, apresentadas algumas das empresas da companhia chinesa.
Para Tatiana Correa, a localização privilegiada do parque industrial do Conde que está inserido na região metropolitana de João Pessoa, distante 22 km da capital paraibana, e que fica próximo ao também polo industrial de Goiana, em Pernambuco, acumula ainda mais viabilidades para a instalação de empresas. Atrelado a essa realidade, a prefeitura vem concedendo incentivos fiscais e solicitando a contrapartida social, com o intuito de dar mais celeridade à política de emprego e renda que vem sendo desenvolvida em benefício da população, sobretudo, da cidade, mas que pontualmente beneficiará, entre outras, a região circunvizinha do município.
“A chegada dessas indústrias faz parte da nossa política de geração emprego e renda, salientando que, além dos incentivos fiscais concedidos para essas empresas, solicitamos nessas negociações a contrapartida na área social, a exemplo da construção de habitações populares, lembrando que, em paralelo, já estamos desenvolvendo uma política de capacitação da nossa população, em sua maioria, jovem, com o apoio de parcerias, entre outras, com a Fecomercio Sesc/Senac e o MDS - Ministério do Desenvolvimento Social, para contribuirmos com o processo de qualificação, com a garantia, sobretudo, da absorção por parte dessas indústrias, da nossa mão-de-obra que estará qualificada e apta para desempenhar essas funções com a necessária excelência,”, salientou Tatiana.
O grupo chinês atua, entre outros, na área da Construção Civil e Manufatura de Aço. No município, a intenção inicial é instalar um complexo industrial abrangendo várias empresas na futura ZPE - Zona de Processamento de Exportação do município do Conde que abrangerá uma área de 400 hectares. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e diretor da AGC – Agência de Desenvolvimento do Conde, Saulo Barreto, 15 indústrias que já assinaram o protocolo de intenções este ano e tem previsão de se instalarem no polo industrial da cidade até o próximo ano.
“Estamos em andamento nas negociações para efetivar mais essa parceria que se somará as demais a exemplo da fábrica de sapato Super Star, entre outras, que estão sendo instaladas no município”, destacou o diretor da AGC.
O presidente da Câmara Comercial e de Relações Econômicas e Culturais Brasil-China, Shie Chun Kuang, que intermediou as negociações disse que a boa interação entre Brasil e China certamente resultará em excelentes negócios para ambos os países.
“Tendo em vista a boa relação com o país e o bom momento econômico local, certamente serão realizados excelentes negócios a partir da implantação, assim como na China, de uma ZPE, gerando mais emprego para a esta região”, enfatizou.
Na ocasião, foram apresentados ainda vários projetos, entre outros, o condomínio Clip, em construção no município, destinado à instalação de indústrias.

Ascom/Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário