terça-feira, 26 de agosto de 2014

Dilma lidera intenções de voto, mas Marina arranca e consolida 2º lugar, diz Ibope

Dilma Rousseff (PT) continua liderando pesquisa de intenção de votos à Presidência da RepúblicaAndré Dusek/Estadão Conteúdo; Carla Carniel/Frame/Estadão Conteúdo; Fábio Motta/Estadão Conteúdo
A substituta de Eduardo Campos na disputa à Presidência da República, Marina Silva (PSB), ultrapassou Aécio Neves (PSDB) nas intenções de voto e agora ocupa a segunda posição na corrida ao Planalto, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta terça-feira (26). Porém, Dilma Rousseff (PT), que disputa a reeleição, ainda tem a maior preferência do eleitorado.
Dilma tem 34% das intenções de voto, contra 29% de Marina Silva e 19% de Aécio Neves, de acordo com o levantamento encomendado pelo jornal O Estado de S.Paulo e TV Globo. Everaldo Pereira (PSC) aparece na quarta colocação, com 1% das intenções de voto, assim como Luciana Genro (PSOL). Os demais candidatos, juntos, somam 1%. Votos nulos e brancos totalizam 7% e 8% dos entrevistados se disseram indecisos. 
A pesquisa ouviu 2.506 eleitores entre o último sábado (23) e esta terça-feira (26). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-00428/2014.
2º turno
O Ibope também simulou cenários para um eventual segundo turno. Em uma disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PSB), a substituta de Eduardo Campos tem maior intenção de votos que a petista — 45% contra 36%. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais, Marina venceria a disputa. Nesta simulação, 11% não souberam responder e 9% anulariam o voto. 
Em uma disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB), a presidente teria 41% dos votos contra 35% se a eleição fosse hoje e venceria a disputa para permanecer no Planalto mais quatro anos. Neste cenário, 12% votariam nulo, mesmo percentual dos indecisos.
Rejeição
O Ibope perguntou ainda ao eleitor em quem ele "não votaria de jeito nenhum". Dilma lidera com 36%, seguida por Aécio Neves, com 18%, e Everaldo Pereira com 14%. Zé Maria tem rejeição de 11% e Marina Silva de 10%. Os demais candidatos tem menos de 10% de rejeição cada. 
Aprovação de governo
O levantamento também indicou a avaliação da gestão do Executivo federal. Para 34% dos eleitores entrevistados, o governo é ótimo ou bom — na pesquisa anterior o índice era de 32%. Outros 36% disseram que o governo Dilma é regular — contra 35% do último levantamento. Por fim, 29% classificam a administração atual como ruim ou péssima — contra 31% da pesquisa anterior. Os entrevistados que não sabem ou não responderam chegaram a 2%.
Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário