terça-feira, 8 de abril de 2014

O povo, a cidade e o sacrifício com a Santa Maria. O povo de Conde já não aguenta mais

Os vereadores do município de Conde- PB fizeram duras críticas à empresa de transportes públicos Santa Maria, que faz a linha João Pessoa – Conde – Jacumã. As críticas foram feitas na sessão desta segunda-feira 07/04/14, durante o discurso do vereador Sanderson Duarte, que fez várias cobranças e críticas contundentes.
Segundo o parlamentar, a empresa deixa muito a desejar com os serviços prestados ao povo condense, já que é a única empresa a ter uma concessão de transporte público a fazer este tipo de serviço no município condense.
Sanderson criticou os horários e constantes atrasos dos ônibus que passam na cidade de Conde.
“O pessoal pega o ônibus em Conde, Chega na Gauxinha e o ônibus para, passa 20 minutos parado para fazer o caixa, no calor de uma BR (Rodovia), suportando as temperaturas, chuvas, calor, esperando mudar de cobrador e motorista, quer dizer... Só o motorista, que nem cobrador tem. Uma falta de respeito. O pessoal se programa numa viagem que deveria ser de meia hora, passa a ser de 50 minutos, quase uma hora. Chega a atrasar o compromisso de quem sai de Conde para João Pessoa por conta desse mau serviço prestado” Destacou Sanderson.
A empresa sofreu várias críticas, desabafo de quem conhece o dia a dia do povo condense.
Sanderson relatou a questão da acessibilidade, pois a Santa Maria não dispõe de ônibus adaptados para cadeirantes. No caso dos idosos, o desrespeito continua, pois os passageiros entram pela porta dianteira e saem pela mesma porta, o que faz com que os idosos fiquem na frente, suportando o arroxo de quem sobe e desce do ônibus. O caso se assemelha também para as mulheres gravidas, pois não podem passar na catraca, por conta da barriga, e ficam na frente, sofrendo o constrangimento de não serem bem recebidas, ou, atendidas.
O cobrador: Os ônibus que fazem a linha de Conde não têm cobradores, pois os próprios motoristas fazem a cobrança, o que põe em risco a segurança de todos os passageiros. Tal atitude é contrária à lei, o que poderá ser informado ao Contran, e até mesmo, ao Denatran, pois se nem um celular o condutor pode atender, que dirá passar troco.
Segundo o Art. 252 do CTB (código de Trânsito Brasileiro), em seu inciso 5, o condutor deverá conduzir o veículo com as duas mãos, podendo tirar uma das mãos do volante, apenas para: Fazer sinais regulamentares de braço, mudar a marcha do veículo, ou acionar equipamentos e acessórios do veículo.
Os vereadores Fábio Tatu e Denis pontes criticaram o preço da passagem, o que não respalda os péssimos serviços prestados pela empresa.
O presidente da Câmara, o vereador Denis pontes, destacou a importância de se trocar todos os ônibus que fazem a linha em Conde, pois já são bastante velhos, ultrapassados, sem nenhuma condição de uso, o que vem deixando a população condense a mercê de uma empresa, que segundo o vereador Sanderson, é uma irresponsável.
A vereadora Tânia Pimentel questionou a concessão pública que beneficia a Santa Maria, pois segundo a vereadora, o povo condense deverá ter uma participação, para que se saiba como cobrar os devidos serviços prestados pela empresa.

             

Por Arimatéia Sousa/Portal Conde News.

Nenhum comentário:

Postar um comentário