quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Em solenidade comemorativa, Guarda de Bayeux- PB é contemplada com porte funcional de arma de fogo. Vídeo.

 

A Guarda Civil Municipal de Bayeux comemorou na manhã desta quarta-feira, 21 de dezembro de 2022, 10 anos da segunda turma da categoria, momento, em que a GCM também foi contemplada, com o porte funcional de arma de fogo, podendo a partir de agora, trabalhar armada e prestar serviços à população bayeuxense, com muito mais segurança.

Na solenidade, foram entregues certificados e diplomas para os agentes da GCM, com a presença de autoridades, como o comandante da GCM de Bayeux, Wesley Franklin, do secretário Thalles Trajano, o secretário Adjunto Istênio, o vice-prefeito, major Clecitone, coronel Ardnildo, o qual foi criador e fundador da GCM Bayeux, o vereador Nildo de Inácio, o vereador Vando, capitão Dutra, da CIPM de Bayeux, e o secretário de governo, Léo Micena.

A solenidade aconteceu no auditório da escola técnica em Bayeux, com o cerimonial apresentado pelo comunicador Beto Chaves.

Em janeiro de 2023, a primeira turma da guarda municipal de Bayeux completará 15 anos de criação, a qual foi criada pela Lei Municipal 993, de 05 de Abril de 2006.

É uma instituição da Segurança Pública, tendo seu embasamento nos termos do § 8º do artigo 144 da Constituição Federal e na Lei Federal 13022, de 2014.

Uma guarda atuante, a GCM Bayeux é vinculada a secretaria municipal de segurança pública e desenvolve trabalho se segurança preventiva e ostensiva, atendendo a uma população de mais de 100 mil habitantes.

O comandante Wesley destacou que para a Guarda passar a ser armada, ouve um termo de cooperação técnica, entre prefeitura e Polícia Federal, onde a GCM teve que realizar um curso de armamento e tiro e de primeiros socorros.

“É importante que a população saiba que, para essa concretização, de início, foi solicitado um termo através da prefeitura municipal de Bayeux, através da Guarda Civil Municipal, um termo de cooperação técnica com a Polícia Federal, para que no fim de todo esse processo, firmar um convênio com a mesma para que assim, nós possamos ter o nosso porte de Arma.” Destacou o comandante.

Já o secretário municipal de segurança de Bayeux, Thalles Trajano, lembrou o nome do ex-prefeito Jota Junior (In Memória), o qual foi o criador da GCM-BY, parabenizando também a prefeita Luciene pelo empenho em querer ver o crescimento da categoria, agilizando e quebrando toda a burocracia para ver os avanços acontecerem.

O vice-prefeito da cidade de Bayeux, Major Clecitone, destacou que a GCM-BY tem muito que crescer, afirmando que o próximo passo, será a construção da Base da Guarda, a qual, no momento, ainda estar instalada em um prédio locado pelo munícipio, mas que essa conquista logo será realizada.  

O Coronel Ardnildo, criador e fundador da GCM-BY no governo Jota Junior, destacou que recebeu a missão e a missão foi cumprida, foi jogada uma boa semente, que hoje estão dando frutos em favor da sociedade beyeuxense.

“Há 16 anos recebi uma missão, do então saudoso, Josival Junior de Souza (In Memória). Ele queria fundar a Guarda Civil Municipal, a qual ele chamava a minha Guarda, a minha querida Guarda. E a missão foi dada e a missão foi cumprida naquele ano, de funda a Guarda Civil Municipal de Bayeux. A semente foi plantada, de boa qualidade, num terreno fértil, que, nasceu, cresceu, e que estar reproduzindo e dando bons frutos ao longo do tempo. Queremos agradecer a vocês a competência de vocês, em saber exercitar muito bem, dentro do ordenamento jurídico, a sua capacidade de exercer com plenitude, a segurança, a ordem pública de nosso município, juntamente com nossa coirmã polícia militar, polícia civil, polícia federal, e todos os demais órgãos da cadeia de segurança da nossa população”. Destacou Coronel Ardnildo.

Representando o legislativo, o vereador e atual secretário de Ação Social de Bayeux, Nildo de Inácio, afirmou que a Guarda tem mostrado sua capacidade ao longo do tempo, a qual ganhou sua confiança e credibilidade.

“E hoje está sendo concluído o armamento da Guarda. Tive a satisfação daquele momento, de começar a estudar e a ver o quanto era qualificada a nossa Guarda. No início tivemos uma rejeição grande, lá atrás, comandante... Como é que faríamos para armar uma guarda? Porém nunca tinha visto o histórico de cada um de vocês, e passei a pesquisar e ver, que cada um, o qual estar recebendo este porte, tinha e tem a capacidade de nos ajudar, de nos proteger e, acima de tudo, o nosso patrimônio aqui no nosso município. Fico feliz hoje de estar participando desse momento. Já precisei várias vezes, quanto vereador, quanto secretário, dos serviços da Guarda e prontamente fui atendido. Mais uma vez digo a vocês que é uma satisfação estar participando desse momento. Deus abençoe a todos, muito obrigado”. Frisou Nildo.  

Representando a polícia militar e a CIPM de Bayeux, estava o Capitão Dutra, o qual destacou que o momento é histórico para a segurança do município.

“Saúdo a todos da bancada, saúdo a todos os Guarda Municipais que estão aqui presentes, tanto de Bayeux, como de outros municípios, outras instituições, como também aos familiares que vieram participar dessa formatura aqui que, ao meu ver, é histórica! Histórica a partir do ponto de que nós estamos vendo uma mudança no contexto de segurança pública, não só de Bayeux, como de toda conjectura do Estado. Termos uma Guarda Municipal que, a partir desse momento, vai trabalhar armada, ela muda toda a conjectura que a gente tem para trabalhar com a segurança pública. Temos a valorização do homem e temos também a intimidação da criminalidade, sabendo que a partir daquele momento, outro órgão vai realizar esse tipo de policiamento, essa polícia administrativa,  devidamente Armada. Deixo aqui minhas breves palavras de agradecimento aos senhores por todo serviço prestado em Bayeux. Eu já estou em Bayeux há 12 anos e já compartilhei algum momentos aqui com vários e vários guarda municipais, sei do valor dos senhores. Hoje estou muito feliz em estar aqui representando, tanto o comandante geral, o Coronel Sérgio Fonseca, como também o Major Batista, nosso comandante da 4 CIPM, porque sei de perto, o valor, a hombridade, o profissionalismo de cada um dos senhores. Saibam que em mim e em toda a polícia militar,  os senhores terão um apoio, uma colaboração e estaremos sempre atuando juntos para que, tanto Bayeux como todo o Estado, estejam mais seguros. Parabéns!”. Frisou Capitão Dutra.

Representando a prefeita Luciene Gomes, estava o secretário de governo, Léo Micena, o qual afirmou que a Guarda Municipal é uma instituição de extrema credibilidade e respeito dentro de Bayeux.

“E a gente fica feliz que, ao longo dos anos, o conselho de segurança pública, que era meramente para o Estado, esse conceito tem sido modificado e hoje os municípios têm uma contrapartida, uma responsabilidade e as guardas municipais ganharam protagonismo importante neste processo. O bom de Bayeux e aqui eu destaco, é a confiança da instituição Guarda Municipal. Eu sempre dizia que, para o cidadão de Bayeux respeitar um agente público, o agente público tinha que construir essa confiança, esse respeito. E hoje nos orgulha muito, a prefeita Luciene e nosso governo, de ver que a instituição Guarda Municipal, é uma instituição hoje, de extrema credibilidade e respeito em Bayeux”. Anunciou Micena.  

Por Arimatéia Souza.

























Nenhum comentário:

Postar um comentário