quarta-feira, 4 de julho de 2018

Prefeita de Conde Faz Palestra Em São Paulo e Anuncia Edital de Concurso Nacional Para Projeto de Reforma Urbana de Conde


A prefeita Márcia Lucena, de Conde, fez palestra em São Paulo no início da tarde desta quarta-feira (4) para os participantes do Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades mais humanas, justas e sustentáveis. Única gestora do Brasil a participar do evento realizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Conselho de Arquitetos e Urbanismo do Brasil (CAU-BR) e CAU-SP, Márcia dimensionou para especialistas, estudantes e professores de várias regiões do país os desafios urbanísticos do município que administra desde o ano passado, destacou a metodologia integrada de gestão, falou sobre aspectos históricos, políticos e sociais da formação da cidade e anunciou o lançamento neste mês de julho de edital de concurso nacional para realização da reforma urbana da área central de Conde.
A professora Márcia também ressaltou a diversidade e a complexidade do território e o papel da prefeitura em reconhecer essa diversidade no território com políticas públicas específicas para cada área e grupos sociais. Destacou ainda a elaboração da Lei de Zoneamento como instrumento capaz de colocar em prática mecanismos eficientes para o controle do desenvolvimento municipal.
A prefeita também mostrou ações desenvolvidas no âmbito da assistência técnica, inicialmente através do programa Mutirão na Vizinhança, o primeiro que culminou na inauguração da Praça da Amizade, e, posteriormente, a reconstrução do museu quilombola. Ações realizadas juntamente com a comunidade. Também foi apresentado por Márcia o EPA – Escritório Público de Assistência Técnica, órgão criado especialmente pela Prefeitura, através da Secretaria de Planejamento para garantir que pequenas reformas em imóveis da comunidade recebam orientação quanto aos procedimentos legais e de segurança, entre outros aspectos da obra.
Ao final de sua participação, Márcia Lucena destacou duas sugestões para a Carta para as Eleições, título do documento final do seminário que aconteceu nestas terça-feira (3) e quarta: a necessidade da participação popular cada vez mais radical de todas as formas no acompanhamento das ações públicas, e para avançar nessa área ela lembrou a criação recentemente no Conde, por iniciativa da Prefeitura, da Lei de Gestão Compartilhada, que possibilitará controle social através dos grupos via telefonia móvel. E como educadora, sugeriu a introdução da educação em todos os âmbitos para a população, como, por exemplo, a educação urbana, para conscientizar a população sobre a importância do funcionamento de uma cidade.

Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário