quinta-feira, 17 de maio de 2018

Avanços Na Segurança: Vereadora de Bayeux Pede Em Requerimento, Que Seja Aprovado o Estatuto da Guarda Municipal.


A vereadora França, da cidade de Bayeux, cidade da Grande João Pessoa, apresentou na sessão desta quinta-feira 17/05/2018, requerimento para encaminhar apelo ao prefeito do município, Mauri Batista (Noquinha), que seja aprovado pelo executivo municipal, o “Estatuto da Guarda Municipal”.
Segundo a parlamentar, a necessidade de estruturação jurídica e operacional da Guarda, trará grandes benefícios para a segurança municipal de Bayeux, já que o congresso aprovou e vai para a sanção presidencial, a aprovação do SUSP (Sistema Único de Segurança Pública), sistema no qual as Guardas Municipais de todo o Brasil estão inclusas.
A vereadora publicou a notícia em sua rede social Facebook, trazendo transparência em sua gestão legislativa, demonstrando que valoriza as categorias e tem trabalhos sociais prestados ao povo bayeuxense.
Com o Estatuto da Guarda Municipal aprovado, a instituição terá suas garantias trabalhistas garantidas, bem como o regimento e ordenação Hierárquica disciplinar organizada, o que trará mais segurança para o funcionário, bem como para o andamento do serviço ordinário. O estatuto também trará garantias para projetos enviados à SENASP (Secretaria Nacional de Segurança Pública), como pedidos de logísticas, armamento e viaturas.
Com a guarda Estruturada como reza a Lei Federal 13022/14, quem ganha é o município, que terá Grupamentos Específicos dentro da instituição, como ROMU, Patrulhas Escolares, Moto patrulhas, dentre outras. A GM de Bayeux já conta com o GDA (Grupamento de Defesa Ambiental), que faz fiscalizações ambientais na Mata do Xem-xem, Rio Sanhauá, bem como serviços prestados à sociedade em resgate a animais silvestres.
O SUSP - Com o objetivo de integrar dados entre e a atuação dos órgãos de segurança pública e defesa social das 27 Unidades da Federação, o projeto foi aprovado na Câmara Dos Deputados em Abril, mas ganhou força nesta quinta-feira 16/05/2018, quando o Senado Federal aprovou e o texto segui direto para a sanção do presidente Michel Temer.
O Sistema será integrado pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros militares, agentes penitenciários e Guardas Municipais.
Redação Portal Conde News

Nenhum comentário:

Postar um comentário