segunda-feira, 23 de abril de 2018

Equipe da Olipíada Brasileira de Saúde Em Meio Ambiente da FioCruz Promove Oficina Para os Profissionais da Educação de Conde.


Os profissionais da educação do município de Conde, participam na próxima quarta-feira (25/04), da Oficina Pedagógica promovida pela equipe da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A oficina será realizada na Escola Municipal Noêmia Alves, é gratuita e destinada a professores dos ensinos fundamental e médio.
As oficinas pedagógicas da Olimpíada são atividades gratuitas de capacitação que abordam a temática “Saúde e Meio Ambiente nas Escolas” a partir das produções de textos, projetos de ciências e produções audiovisuais. O objetivo principal da capacitação é abrir um espaço de diálogo e troca entre os profissionais da educação e os pesquisadores da Fiocruz sobre como trabalhar com criatividade, os temas em saúde e meio ambiente nas salas de aula.
Para participar, os professores devem entrar em contato com a Coordenação Regional Nordeste I, por meio do telefone (81) 2101-2667, ou pelo e-mail olimpiada@cpqam.fiocruz.br
A pesquisadora Dra. Lurdinha Maia é uma das palestrantes do dia e vai ministras a oficina “A Importância da Educação no Processo de Saúde”. Lurdinha é paraibana, coordena a Assessoria Clínica de Bio-Manguinhos e faz parte da equipe que realiza a pesquisa sobre a vacina da febre amarela, promovida pela Fiocruz em Conde, Caaporã e Alhandra, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Secretaria de Estado da Saúde e as prefeituras dos três municípios.
A médica ressalta o desafio da construção de uma agenda com os jovens, onde se trabalhe a prevenção de doenças por meio de vacinas, destacando as indicadas para a faixa etária, como a hepatite B, HPV, sarampo, caxumba e rubéola. “Sempre procuramos uma integração com a escola, que na construção do conhecimento, poderá nos ajudar a avançar na vacinação dos jovens”, disse.
A expectativa é que a oficina contribua para a reflexão sobre o tema entre os jovens dos ensinos fundamental e médio. “Vejo que a educação é o que vai fazer as pessoas serem protagonistas do seu destino e o professor tem participação fundamental para a construção da cidadania”, afirmou Lurdinha.
A Secretária de Educação, Cida Uchôa reforça a importância deste trabalho em conjunto com a Fiocruz. “Estamos trabalhando novamente em parceria com uma equipe que vai trazer bastante conhecimentos para nossos profissionais. Este é um trabalho muito importante realizado pela Fiocruz e o Conde mais uma vez é beneficiado com um projeto tão importante quanto este”, comemorou.
Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário