sábado, 17 de março de 2018

Conde Lança inventário Para Catalogar Manifestações Culturais No Município.


A Prefeitura de Conde, por meio da Coordenadoria de Cultura, lançou na noite desta quinta-feira (15), o Inventário Cultural Municipal. Esta ferramenta vem para que sejam catalogados e identificados os agentes e expressões culturais do município de Conde. O evento foi realizado no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura).
Durante a solenidade, os participantes conheceram a metodologia do Inventário Cultural, e os benefícios que esse processo vai trazer na preservação da cultura do município de Conde. O representante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Átila Tolentino, palestrou aos agentes culturais e destacou a importância de o Conde realizar essa catalogação dos bens culturais do município.
“O inventário é importante para que nós possamos mapear as referências culturais aqui do município, isso é importante para preservação da sua memória, da sua identidade cultural. O Conde é um município muito rico em cultura, temos a cultura quilombola, indígena, assentados, toda a cultura relacionada a pesca de rio e mar, o inventário tem esse papel, de conhecer e também é uma ferramenta de educação patrimonial e referências Culturais”, destacou Átila.
O Inventário Cultural faz parte da meta 3 do Plano Nacional de Cultura, vai reunir através de registros, os agentes e bens culturais existentes no território. A partir deste trabalho de coleta de dados, a Coordenação de Cultura, inicia o processo de formulação de políticas culturais e a mobilização do segmento para a formação do Conselho Municipal de Cultura.
A Prefeita Márcia Lucena comemorou a iniciativa de catalogar as expressões culturais de Conde. “O Inventário Cultural é inédito em nosso município. Temos uma diversidade cultural imensa e todas as expressões nos interessam e merecem ser preservadas. Fico muito feliz em ver reunidos num mesmo espaço, os povos indígenas, os povos quilombolas e todas as expressões culturais de Conde, participando e interessada em trabalhar a cultura do município”, disse.
Alguns agentes culturais fizeram o cadastro durante a solenidade e comemoraram a iniciativa da prefeitura em conhecer todas as manifestações culturais do município. Fernando Severo, Coordenador da Quadrilha Junina Raio de Luar disse que “esse novo espaço criado pela prefeitura para poder conhecer todos os que trabalham a cultura no Conde é muito importante. Estamos com um espaço nosso e isso mostra um olhar de preocupação da prefeitura em apoiar e preservar a cultura popular da nossa cidade”, afirmou.
Marcos Mituaçu, Coordenador de Cultura disse que “algumas equipes já iniciaram o trabalho nas comunidades, buscando os agentes culturais de nossa cidade, e agora com o lançamento oficial do Inventário, as equipes seguem com as visitas, mas também o Núcleo de Cultura fica como o ponto principal para que os cadastros sejam realizados”, ressaltou.
A Assessora Cultural e idealizadora do projeto no município, Rejane Nóbrega, não escondeu sua felicidade em ver o interesse da população em participar do Inventário Cultural Municipal. “O Inventário Municipal de Conde marca uma nova história na cultura popular de nossa cidade. Estamos estimulando as comunidades a buscar, identificar e valorizar suas referências culturais, tudo isso é uma forma de preservação da cultura de Conde e ao mesmo tempo criamos valores de cidadania, respeito às tradições e participação social nas ações”, destacou.
Os agentes culturais interessados devem procurar o Núcleo de Cultura onde será preenchida a ficha de inscrição com os dados pessoais e um breve resumo da ação cultural que desenvolve na sua região ou comunidade.
Secom-conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário