quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Márcia Lucena Participa de Ato Público Em Defesa da Paz e Contra o Vandalismo Que Afetou Monumentos Artísticos Em Coqueirinho. Veja Vídeo.


A prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB), participou de um ato público em defesa da paz, na noite desta segunda-feira 18/12/2017. A finalidade do ato foi protestar contra o vandalismo e a maldades, pois os signos que foram construídos na praia de Coqueirinho, no Mirante Dedo de Deus, pelos estudantes e professores do Chile, foram totalmente destruído, queimados, por pura maldade.
A ação dos vândalos causou muita indignação e uma grandiosa repercussão na mídia e nas redes sociais, pelo fato da Costa de Conde ser os olhos e a porta de entrada para o turismo na Paraíba.
Os vândalos em seus atos criminosos, destruíram as construções do projeto Travesia da Universidade Católica do Chile, onde os sete mirantes sensoriais foram completamente destruídos.
Confira o texto da prefeita:
“É com muita tristeza que exponho imagens do que sobrou dos mirantes colocados no Dedo de Deus, ponto turístico em praia de Coqueirinho. A Universidade católica do Chile esteve aqui por 12 dias, com professores e estudantes de arquitetura, doando suas ideias à nossa cidade desenvolvendo um belíssimo trabalho. O projeto de chama Travessias e existe há muitos, muitos anos naquela universidade. Trata-se de escolher uma cidade na América latina para fazer uma intervenção artístico e arquitetônica, doando o trabalho como forma de ampliar a formação humana dos estudantes, compromisso dos professores e filosofia da escola... Pois Bem, escolheram o Conde este ano! A prefeitura não investiu um centavo nessa vivência. Recebeu todos como doação. Todo o material foi comprado na cidade e por eles, toda a alimentação paga por eles... O objetivo era deixar um legado e contribuir com a economia local. Deixaram um belo legado. Foram sete (07) mirantes sensoriais, sete signos que faziam uma relação direta com a descoberta da América Latina e a história dos nosso irmãos latino-americanos. Tudo destruídos pelo ódio, pela dificuldade de avançar, pelo apego às velhas práticas de domínio das pessoas, aniquilação da autoestima e da identidade local. O objetivo parece ter sido destruir um sonho, impedir que o povo se identifique com o seu território, fazer parte dele e dessa forma ser um povo forte, livre e feliz! Estou triste com o que representa essa violência, mas determinada a não parar, a dar trabalho àqueles que se alimentam do ódio, do atraso e da energia desse povo belo, forte e bom! #CondeCidadeUnida
Caso de polícia:
Um inquérito policial foi aberto na manhã desta segunda-feira (18) pela Polícia Civil de Conde para investigar a autoria da destruição do monumento artístico,  inaugurados no dia oito de novembro no Mirante Dedo de Deus, na praia de Coqueirinho.
O secretário de Turismo do Município, Aristóteles (Tote) Souto Maior, esteve no início da manhã com o delegado de Conde Francisco Marinho a quem relatou a gravidade do ato de vandalismo.
Souto Maior explicou que “o trabalho realizado pelos professores e estudantes da Universidade do Chile foi totalmente destruído, as esculturas foram quebradas, numa delas atearam fogo", mas ele não soube a quem atribuir a autoria da ação destrutiva. O delegado Francisco Marinho anunciou que “abriremos o inquérito ainda na manhã de hoje (segunda-feira,18) para investigar e tentar identificar os responsáveis”, afirmou.
O “Proyecto Travesía”, do Chile, considerado um dos mais importantes  projetos culturais da América Latina, trouxe em outubro ao município de Conde um grupo de 39 pessoas formado por estudantes e professores de diversas nacionalidades para realizar uma jornada de intervenção artístico-paisagística no Mirante Dedo de Deus, na praia de Coqueirinho, referência internacional do turismo paraibano e nordestino.
A escola de experimentação arquitetônica Ciudad Abierta funciona em Valparaíso, a terceira cidade mais populosa do Chile, e foi criada em 1970 por filósofos, pintores, poetas, arquitetos e desenhistas. Ciudad Abierta compõe o conjunto de institutos e faculdades da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso e da Escuela de Arquitectura y Diseño.
O Proyecto Travesía é destaque na formação que a escola oferece. É um processo experimental de ensino e aprendizagem no âmbito acadêmico que se incorporou ao currículo de alunos e alunas de arquitetura e desenho. Realiza-se anualmente. O município de Conde foi o escolhido este ano para abrigar o grupo.

Portal Conde News com Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário