quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cidade de Conde sedia 10ª Conferência Municipal de Saúde



A cidade de Conde, localizada no Litoral Sul da Paraíba, foi palco, nesta terça-feira (14) da 10ª Conferência Municipal de Saúde.
O evento contou com participação de usuários, trabalhadores, gestores do Sistema Único de Saúde (SUS), de todos os seguimentos da gestão e teve objetivo de avaliar, discutir e definir prioridades para a saúde no município.
Ao longo da conferência foram realizadas diversas palestras sobre o SUS e a importância da participação social para aprovação de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual e em seguida para a Nacional.
A prefeita Tatiana Corrêa avaliou a importância da realização do evento na cidade lembrando que a implantação da Política Nacional de Saúde do Homem foi uma demanda de uma conferência do município de Conde, registrada oficialmente no Ministério da Saúde.
Ao final da conferência foram aprovadas diversas propostas nos eixos de Direito e Acesso à Saúde; Participação Social; Valorização do Trabalho e Educação em Saúde; Financiamento do SUS; Gestão em Saúde; Comunicação e Informação em Saúde; Ciência, Tecnologia e Inovação dentro do SUS e Reformas Democráticas de Estado. Além das diretrizes aprovadas nessa etapa, as propostas pré-estabelecidas na etapa distrital também serão levadas para Conferência Estadual.
O secretário da Saúde de Conde, Francimar Veloso, ressaltou a importância da participação popular no evento. “Esta conferência foi além da minha expectativa, imaginava um público, mas, veio um bem além. Estou muito satisfeito. Principalmente porque, quando você convida a população e ela atende vindo em massa participar, a gente entende a necessidade e importância em trabalhar e caminhar juntos para construir uma saúde pública de qualidade para atender os nossos munícipes”, frisou.
Conferências – As Conferências de Saúde acontecem em todo o Brasil em etapas distritais, municipais, estaduais e a nacional. A partir desta Conferência o gestor vai produzir e implementar as políticas que a cidade precisa. É um processo democrático, onde os três seguimentos se encontram, disputam no campo das ideias e votam no que é melhor para o município.




Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário