terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Secretaria de Saúde de Conde- PB implanta sistema (SAD) que atenderá pacientes em casa.



Equipe multidisciplinar do SAD vai atender os pacientes em casa
O secretário de Saúde de Conde, Francimar Veloso, anunciou, nesta terça-feira, 13/01/15, a implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar – SAD, a partir do próximo dia 2 de fevereiro, no município que tem à frente a prefeita Tatiana Correa (PTdoB). O Conde é o terceiro município da Paraíba a adquirir o programa de saúde, resultado de parceria com o Governo Federal, através do Ministério da Saúde.
 “Com o auxílio de dois carros para a locomoção da equipe, vamos levar um serviço de saúde complementar aos acamados crônicos que terão toda medicação e serão submetidos a procedimentos realizados por profissionais multidisciplinares, inclusive, nos finais de semana, tudo para seu pronto restabelecimento”, destacou Francimar Veloso.
Durante encontro com a equipe multidisciplinar, no gabinete, Tatiana Correa, frisou o fato de que esse atendimento domiciliar também vai evitar os riscos hospitalares, bem como desafogar o atendimento nos hospitais, pontuando que a Saúde, Educação e Segurança Pública são uma espécie de tripé de importância singular para qualquer cidade, inclusive, para o Conde.
“Com esse avanço na área da Saúde, poderemos continuar tratando o nosso acamado como sendo da nossa própria família, sendo que ainda melhor, por termos um corpo de bons profissionais capacitados que, por estarem dentro da casa do paciente, poderão detectar tudo o mais que for necessário para o êxito do tratamento”, enfatizou Tatiana.
O Serviço de Atendimento Domiciliar que tem capacidade para prestar assistência a 60 pacientes acamados contará com uma equipe multidisciplinar que atenderá, inicialmente, a mais de 30 pacientes com perfil para receberem atendimento em casa.
“O objetivo do SAD, uma espécie de PSF realizado na casa do paciente, presta assistência ao paciente e orienta o cuidador em relação aos procedimentos a serem realizados, contribuindo para uma melhor eficácia do tratamento”, explicou a coordenadora do SAD no Conde, Rebeca Gadelha.
A equipe multidisciplinar de saúde composta por profissionais do município e de João Pessoa conta com médico, enfermeiro, psicólogo, assistente social, nutricionista, fisioterapeuta e técnico de enfermagem.
Entre os presentes na reunião, a auditora em Saúde, Ana Karla de Medeiros; coordenadora do SAD, Rebeca Gadelha e o secretário adjunto da Saúde, Inaldo Nascimento e parte da equipe multidisciplinar.
Isabel Fonsêca/Assessora de imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário