terça-feira, 16 de dezembro de 2014

'Lei Seca' apreende 19 carteiras de habilitação e 12 veículos em cidades do interior da PB


Bltz da Lei Seca

A Operação Lei Seca realizou neste fim de semana 399 abordagens nas cidades de Campina Grande e Areia. De acordo com o Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran), foram aplicados 444 testes de alcoolemia – bafômetro –, dos quais 29 deram positivo. Ainda nesse período foram aplicados 70 autos de infração e 19 carteiras nacionais de habilitação foram apreendidas. O balanço mostra ainda que 12 veículos foram apreendidos.
Para o chefe da Divisão de Policiamento de Trânsito do Detran, César Urach, os números são positivos. “São números que vêm mostrar que o trabalho que realizamos tem como objetivo conscientizar de que o mais importante é a vida”, disse, enfatizando que ações desse tipo serão cada vez mais constantes. “Trabalhamos em conjunto com outros órgãos, como a Polícia Militar, o Departamento de Trânsito de cada cidade para otimizar ainda mais o nosso trabalho”, explicou.
O destaque da Operação Lei Seca deste fim de semana foi a ocorrência de um crime de trânsito. “O crime de trânsito se caracteriza quando o teor alcoólico do indivíduo está acima do permitido pela lei, que é de 0,34ml por litro de ar no pulmão”, esclareceu César Urach.
Os dados do Departamento de Trânsito da Paraíba revelam que, do início de 2014 até esta segunda-feira (15), foram realizados 42.627 abordagens, 43.327 testes, 2.945 constatações de embriaguez ao volante, além de 4.814 aplicações de autos de infração. Ainda durante esse período, foram realizadas 1.534 apreensões de veículos com algum tipo de irregularidade e 133 pessoas foram conduzidas até a delegacia para serem autuadas. Foram apreendidas 2.176 carteiras nacionais de habilitação.
Operação Verão
O Departamento Estadual de Trânsito também realizou neste fim de semana a Operação Verão, iniciada na última quarta-feira (10). As ações foram nos bairros de Camboinha e Poço, em Cabedelo. De acordo com César Urach, foram feitas 139 abordagens e realizados 154 testes de alcoolemia – bafômetro. Foram constatados cinco casos de alcoolemia. Ainda segundo o balanço, foram apreendidos cinco veículos e aplicados 15 autos de infração.
César Urach explica que o grande objetivo da Operação Verão é garantir aos banhistas segurança. “Sabemos que, durante esse período, as praias são invadidas por motociclos e quadriciclos. Então, temos como meta evitar acidentes, além de coibir esses e outros abusos”, afirmou.
O chefe da Divisão de Policiamento do Detran ressalta que, caso um menor de idade seja apreendido trafegando nesse tipo de veículo, será conduzido até a delegacia e o pai ou responsável terá de responder tanto no âmbito administrativo quanto no civil. “É uma situação que nós gostaríamos que não acontecesse, mas sabemos que, até certo ponto, é corriqueira a situação de menores trafegando esse tipo de veículo. Portanto, faremos tudo o que estiver ao nosso alcance, dentro da lei, para evitar esse tipo de conduta”, finalizou.
A Operação Verão se prolongará até o mês de janeiro.

Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário