terça-feira, 18 de novembro de 2014

Programa denuncia que Guarda Municipal sofre abuso por superior hierárquico em Cabedelo."O regimento é pior que o do Exército".

O programa “Guarda Municipal Agora”, que é transmitido pela Rádio Sanhauá AM 1280, denunciou na manhã deste Sábado 15/11/14, que o regimento da Guarda Municipal de Cabedelo, cidade da região metropolitana de João Pessoa, é pior que o do Exército brasileiro. Segundo um dos apresentadores do programa, por nome de U-Andrade, uma pessoa da supervisão da GM teria chegado ao posto de serviço de um determinado Guarda e o teria visto sem fazer a barba. De imediato este (a) supervisor (a) o questionou o porquê que ele não tinha feito à barba e exigiu que ele a fizesse logo. O Guarda com medo de retaliações, foi em um comércio mais próximo e comprou um prestobarba e fez o seu asseio, mesmo debaixo de tantas exigências e humilhação.
O apresentador disse que chegou para visitar o guarda logo após a saída da supervisão, momento que o guarda de serviço fez um desabafo muito constrangido.
O programa descreveu que os guardas não têm fardamentos novos, e além de tudo, tem guardas trabalhando sem fardamento e sem coturno, trabalhando de tênis.
O que se questiona é o porquê de os próprios supervisores, que também são guardas municipais, não cobram da gestão uma melhor condição de trabalho para a categoria? Ao invés de cobrarem logística por parte da prefeitura, preferem fazer cobranças em cima dos menos favorecidos, para manterem seus cargos de supervisão.
O pobre do guarda ficou chocado diante da atitude da supervisão, que de forma grotesca, o obrigou a fazer a barba, que segundo o apresentador, não estava grande, e sim, nascendo. Baixinha ainda.
Tal atitude da corporação fere os direitos individuais da pessoa humana, do cidadão. O Guarda pode entrar com processo de danos morais, pedindo indenização.
Um caso semelhante a este aconteceu na prefeitura de Porto Alegre, onde um Guarda Municipal que usava cavanhaque foi punido. A prefeitura foi condenada em processo, a indeniza-lo. Click Aqui e veja o caso.
A lei 13022/2014 diz que a guarda municipal é fardada, mas não tem caráter militar, e destaca ainda, que seu comandante tem que ser um guarda de carreira da corporação. O comando da Guarda municipal de Cabedelo é administrado ainda por militares.
O programa Guarda Municipal Agora vai ao Ar todos os Sábados, das 09 às 10 da manhã, pela Rádio Sanhauá AM – 1280, com apresentação de Paulo Coelho e U-Andrade. Participação de Danilo Venturine.

Conde News com Assessoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário