quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

MORRE WANDO. O CANTOR ROMÂNTICO DE MINAS GERAIS.


                O BRASIL AMANHECEU MENOS ROMÂNTICO.

   São Paulo – Anunciada nesta quarta-feira (8), a morte do cantor e compositor Wando significa a perda de um dos personagens mais emblemáticos da música popular brasileira. Nascido em Cajuri, no interior de Minas Gerais, em 2 de outubro de 1945, ele emplacou sucessos românticos que temperaram muitos namoros pelo país e provavelmente serão cantadas eternamente, como "Moça", "Chora Coração" e, o maior de todos, "Fogo e Paixão".

   O que sempre chamou atenção em Wando – em sua carreira de 26 álbuns iniciada com "Glória a Deus e Samba na Terra", de1973 – foi o fato de acreditar irrestritamente em seu trabalho, que tocava diretamente o imaginário de mulheres de todas as classes sociais. Definitivamente, ele não tinha o estereótipo do galã, mas, graças aos seus versos, às melodias de suas canções e à maneira como as cantava, acabou tornando-se um tipo "conquistador". Claro que muito folclore girou em torno dele e foi alimentado pelo próprio artista, caso da coleção de calcinhas, que passaram a ser arremessadas às centenas pelas fãs enlouquecidas nos palcos em que se apresentava.

   Numa época em que estar presente nas trilhas sonoras de telenovelas era fundamental, Wando soube se valer como poucos desse espaço nobre. Essa história começou com "Moça", incluída em 1975, na trilha musical da primeira versão da telenovela "Pecado Capital".

    Sem receio de soar brega ou cafona, Wando estabelecia uma ligação direta com os mais humildes, ao adotar uma linguagem extremamente popular, valendo-se de palavras que outros teriam vergonha de utilizar numa canção. Esse é o caso da emblemática "Chora Coração", que tocou muito nas rádios AM e FM em pleno período da luta pela volta das eleições diretas ao Brasil: "Chora, coração, passarinho na gaiola, feito gente na prisão".

   Mas o maior sucesso foi mesmo "Fogo e Paixão".

   Com 66 anos, Wando sofreu uma parada cardíaca na manhã desta quarta-feira, 8 de fevereiro. Estava internadodesde 27 de janeiro, com graves problemas cardíacos. Ele chegou a ser submetido a uma angioplastia coronariana em caráter de urgência para desobstrução das artérias.Ele morreu na manhã desta quarta.
F: Rede Brasil atual
Com R7

Comente esta
Matéria abaixo.

                                                                     INÍCIO

Nenhum comentário:

Postar um comentário