sexta-feira, 12 de julho de 2019

Prefeita de Conde Faz Prestação de Contas e Escuta Prioridades da Sociedade, Durante Orçamento Democrático da 4ª Região.

O Orçamento Democrático é um instrumento pelo qual a prefeitura escuta o cidadão, em uma participação coletiva, sobre os mais diversos temas inerentes a cada bairro, a cada comunidade, sobre as ações e os investimentos do governo municipal. É a forma mais democrática de o povo governar com a gestão. É um instrumento da democracia participativa, implantado em 2017, que permite a população contribuir diretamente na elaboração das leis, também apontando os anseios sociais, onde preferem que a prefeitura invista em suas respectivas comunidades.

Na noite desta quinta-feira 11/07/2019, o encontro foi em Jacumã, na 4ª Região do OD, onde mais de 210 pessoas se inscreveram para opinar, para pedir, para cobrar e para elogiar, numa conversa muito aberta ao público. O salão da colônia Z9 em Jacumã ficou lotado, demonstrando uma verdadeira festa da democracia. O OD também é a forma mais direta da gestão prestar contas de suas ações no município condense.
Os representantes das comunidades votaram e pediram os seguintes investimentos:
As prioridades
1. Saúde 29%
2. Habitação 17 %
3. Turismo 14 %
A prefeita Márcia Lucena fez uso da palavra, após escutar todos os secretários e os inscritos na reunião. Ela destacou as ações da prefeitura nos bairros, relatando os problemas antigos que o município enfrenta, afirmando que a gestão estar fazendo todos os esforços e adquirindo recursos, para de forma transparente, levar investimentos para beneficiar a população.
Durante a audiência, a população acompanhou um resumo das ações que a gestão realizou em todas as comunidades da Região 4, de acordo com as solicitações feitas na plenária de 2018, que teve como prioridade as ações de infraestrutura, saúde e educação onde foram investidos de recursos próprios e parcerias, mais de R$ 50 milhões.
Márcia destacou as obras que a prefeitura efetuou e as que estão em andamento, como a Escola José Mariz, em Jacumã, a qual teve 06 salas de aula totalmente recuperadas, a escola também recebeu nova pintura e uma rede elétrica nova. As UBSs de Jacumã e Carapibus estão com seus atendimentos normalizados. Serviços de terraplanagem foram realizados para facilitar a mobilidade da população e o Ilumina Conde esteve visitando as comunidades para a correção de locais onde estavam no escuro. A pavimentação da Rua Esperança, no Ademário Régis, anda em ritmo acelerado, com mais de 500 metros de obras. A Praça do Mar tem sido palco de grandes eventos, atraindo turistas e esquentando o comércio local. A Creche que estar sendo construída em Dona Antônia, oferecerá mais de 200 vagas. Todas estas e outras ações investidas na 4ª Região, aconteceram de acordo com as prioridades escolhidas pela sociedade, através do Orçamento Democrático.
A prefeita Márcia Lucena destacou que esta é uma forma democrática de governar, com respeito à opinião do cidadão condense, frisando que nenhuma outra gestão antes da sua, usou desse instrumento para ouvir a população.
Com o slogan “Conde Cidade Unida”, a gestão da prefeita Márcia Lucena vem desempenhando de maneira transparente, uma governabilidade que beneficia todos os cidadãos do município de Conde.
No encerramento da plenária, a Prefeita Márcia Lucena respondeu todas as reivindicações e agradeceu a presença da população em mais uma Audiência Pública do Orçamento Democrático Municipal. “Agradeço a presença de todos e reitero a minha alegria ver que a população está cada vez mais participativa nos assuntos relacionados a gestão do município. O Orçamento Democrático é o espaço certo para as cobranças, elogios e críticas. Estamos aqui para ouvir a população e atender as suas solicitações”, afirmou a prefeita.




Da redação Portal Conde News com Secom-Conde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário