domingo, 15 de abril de 2018

Prefeita de Conde Autoriza Serviços de Terraplanagem e Abre Ciclo de Audiências do Orçamento Democrático do Município.


A Prefeita Márcia Lucena abriu na noite desta quinta-feira (12/04), o ciclo de audiências públicas do Orçamento Democrático Municipal 2018. Além da Prefeita, todos os secretários e coordenadores da gestão municipal e o Deputado Estadual Gervásio Maia, participaram da plenária realizada na Colônia de Pescadores Z9, em Jacumã que compõe a 4ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático. A população elegeu como prioridades para o orçamento de 2019, infraestrutura com 39%, seguidas de saúde (23%) e educação (09%).
Participaram da plenária mais de 200 pessoas, entre representantes das comunidades que compõem a 4ª região (Barra de Gramame, Village, Jacumã, Rio do Ouro, Vale do Amanhecer, Carapibus, São Bento, Ademário Régis, Dona Antônia, Tabatinga e Assentamento Tambaba), delegados e Conselheiros do Orçamento Democrático Municipal.
Márcia abriu a audiência assinando a autorização para abertura do processo licitatório do programa “Ilumina Conde”, para que sejam retomados o serviço de implantação e revitalização da iluminação pública no município. A Prefeita também assinou o contrato de prestação de serviço com a empresa S&T Construções e Projetos LTDA, para início do trabalho de terraplanagem em algumas comunidades, assim facilitando o acesso para alguns locais que antes eram prejudicados devido as chuvas e a falta de infraestrutura. Para esta obra estão sendo investidos R$ 92.222,00.
A Prefeita também fez um balanço geral dos serviços prestados para a população durante o primeiro ano de gestão e destacou a importância da parceria do Governo do Estado em benefício de todo o município. “Ainda temos muito trabalho a realizar em nosso município, foram muitas irregularidades encontradas, o que prejudicou diretamente toda a população. Hoje temos essa parceria forte com o Governo do Estado, que nos beneficiou com a revitalização da Rodovia PB-018, que era muito esperada por todos, trouxe a pavimentação para os acessos as praias, refletindo diretamente no turismo e comércio do município e temos a Praça do Mar em Jacumã, que logo será inaugurada e já oferece a população, uma orla revitalizada e com espaços de convivência para todas as famílias”, destacou.
“Estamos construindo uma nova história para o Conde e a participação de todos é importantíssima nesta história. Todas as ações que realizamos foi baseada nas prioridades que a população elegeu como mais urgentes para sua comunidade. Implantamos o OD em 2017 e o Conde abraçou essa nova forma de fazer gestão pública, onde todos decidem onde o dinheiro público deve ser aplicado. Fico muito feliz com esse avanço em nosso município”, comemorou a Prefeita.
Durante a plenária, Márcia Lucena ouviu as reivindicações da população e respondeu todas as demandas apresentadas, interagindo diretamente com todos os participantes. Dona Josicleide Silva, moradora de Jacumã, participou pela primeira vez da plenária do OD e elogiou o trabalho executado pela gestão municipal. “Tudo isso é novo para nós e nunca aconteceu aqui. Uma perfeita e os secretários se reunirem com a população para ouvir as nossas necessidades. Estou participando pela primeira vez, fiz meu cadastro e já escolhi quais as principais prioridades para a nossa região”, ressaltou.
O presidente da Associação de Moradores do Ademário Régis, Jorge Rodrigues, falou na plenária e agradeceu pela entrega da Praça da Amizade no bairro. “Quero agradecer em nome da comunidade, pela entrega da Praça da Amizade, que é a joia de nosso conjunto e aproveito para reforçar que além da praça, agora temos também aulas de ginástica gratuitas para toda a comunidade. Obrigado prefeita”, ressaltou.
Para a Coordenadora do Orçamento Democrático Municipal, Joana Ribeiro, “é gratificante iniciar um novo ciclo de audiências públicas e ver que a população está atendendo o nosso chamado e participando ativamente. O povo de Conde agora tem voz e decide onde o dinheiro público deve ser investido em sua região. Foi assim em 2017, onde a população elegeu a s principais prioridades que foram inseridas na LOA de 2018, e agora estamos trabalhando a mesma dinâmica para a criação da LOA de 2019 e ao mesmo tempo, apresentando os trabalhos já realizados neste primeiro ano de gestão, trazendo a transparência e a facilidade de acesso as informações para as comunidades”, afirmou.
O Deputado Estadual Gervásio Maia ressaltou que “o Orçamento Democrático Municipal é uma ferramenta importantíssima para uma gestão, além de ser um espaço único onde a população pode se pronunciar. A LOA de 2018 já foi construída com base nas reivindicações de 2017 e assim sucessivamente. Isto muda completamente a perspectiva das pessoas em relação a aplicação do dinheiro público e a população de Conde está de parabéns por participar de um momento tão importante como este”, disse.
A próxima audiência será realizada no dia 03 de maio ás 19h, no Salão da Igreja de São Sebastião em Gurugi, que representa a 3ª Região Geoadministrativa do Orçamento Democrático Municipal.

Secom-Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário