quinta-feira, 9 de março de 2017

Câmara Municipal de Conde homenageia as Mulheres em Sessão Solene, Com a Presença da Prefeita Márcia Lucena


A Câmara Municipal de Conde fez uma linda homenagem às mulheres, na manhã desta quarta-feira, 08 de março de 2017, dia em que se comemora o “Dia Internacional da Mulher”.  A sessão solene foi proposta pelo vereador Daniel Junior (PR), e contou com a presença da prefeita de Conde, Márcia Lucena (PSB).
O vereador Naldo Cell (PT), que é o presidente da casa, abriu os trabalhos e convidou o vereador Daniel Junior para assumir a presidência da câmara nesta sessão especial.
Os vereadores que estavam pressentes na sessão fizeram uso da tribuna e cada um a sua forma, fizeram suas homenagens para as mulheres e suas respectivas esposas.
Daniel Junior, ao usar a tribuna, destacou o histórico desta data comemorativa, que aconteceu nos estados unidos, no ano de 1857, ano resultante de uma série de fatos, lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos - "O Dia Internacional da Mulher Trabalhadora é considerado como uma jornada de luta feminista em todo o mundo em comemoração do dia 8 de Março de 1908, data em que as trabalhadoras da fábrica têxtil ‘Cotton’, de Nova York, declararam greve em protesto pelas condições insuportáveis de trabalho. Na sequência disso, ocuparam a fábrica e o patrão prendeu-as lá dentro, fechou todas as saídas, e incendiou a fábrica. Morreram queimadas as 129 trabalhadoras que estavam lá dentro”.
Daniel Junior destacou também os espaços conquistados pela mulher atual, mencionando que 52% da população brasileira é composta por mulheres, enaltecendo as conquistas em lideranças na família e no ensino superior. O vereador felicitou a todas as mulheres e as parabenizou pela grandeza e a simbologia feminina neste dia tão importante para a história e para a atualidade.
Já a prefeita Márcia Luicena, ao usar a tribuna, mencionou nomes de mulheres importantes da sociedade condense, mas que não estavam presentes na sessão, por motivos superiores.
A prefeita seguiu descrevendo a luta das mulheres desde o fato acontecido nos Estados Unidos, sobre o fato lamentável das mortes das mulheres que reivindicaram direitos, até as lutas das mulheres atuais.
Márcia Lucena pediu respeito para as mulheres que buscam seus espaços, principalmente, na sociedade contemporânea, que é entendida como uma sociedade machista, onde os homens ainda imperam como forma quase que absoluta.
A gestora também lamentou a falta de representantes femininas na câmara municipal, mas destacou as mulheres que lhe antecederam na gestão municipal de Conde.
 “Não é fácil para uma mulher de qualquer nível social, enfrentar e disputar espaços de poder numa sociedade machista. Não é fácil. Cabe a nós mulheres entendermos que, ao ocuparmos o espaço de poder, como já foi ocupado aqui na câmara por algumas poucas mulheres, como já foi ocupado no município por prefeitas anteriores a mim, e que abriram essa possibilidade para que eu esteja aqui hoje como prefeita, é preciso a gente focar na foça da qualidade do nosso trabalho pra poder fazer a diferença e poder de verdade abrir espaços dignos para outras mulheres, para que possam vir e realizar por fim, a sua tarefa de mãos dadas com aqueles homens que querem de fato, o bem da sociedade” Frisou Márcia.
A prefeita agradeceu a presença de todos e principalmente, ao convite feito pelo parlamentar propositor da sessão, pelo momento de comunhão com a família e em especial, a mulher condense.

















Por Arimatéia Sousa – Portal Conde News. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário