sábado, 29 de agosto de 2015

Prefeita de Conde realiza maratona de inaugurações com novo CAPs, biblioteca pública e CRAS



A prefeita de Conde, Tatiana Corrêa (PTdoB), participou na manhã desta sexta-feira (28), de uma espécie de maratona entregando obras à população da cidade, no Litoral Sul da Paraíba.
Em um café da manhã, Tatiana inaugurou o novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e, em seguida, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a reforma e ampliação da biblioteca pública, visitando, ainda, as obras da Escola Municipal Noêmia Alves. Atualmente, a gestora computa mais de 500 obras e ações voltadas para o desenvolvimento do município realizadas em pouco mais de dois anos e meio de gestão. Para celebrar as inaugurações realizadas, às 20h, a Prefeitura promoveu um show para a população com banda Paiol, na praça central do Conde.
“Apesar da crise, estamos com um celeiro de obras. Vamos fazer do Conde uma cidade com pessoas com vontade de ficar e de morar, porque tenho sido incansável para buscar o melhor para nossa cidade”, disse Tatiana, durante evento que contou com o grupo Terapia do Riso, do Núcleo de Cultura e o Coral do próprio CAPS, regido pelo professor de música Márcio Amorim.
A prefeita de Conde citou também a última conquista da sua gestão, nesta semana. A aquisição do Plano de Resíduos Sólidos, entregue pelo Governo do Estado ao Conde, uma das cinco cidades contempladas.
A coordenadora do CAPS, que se destina a tratamentos psiquiátricos, Cássia Guimarães, destacou que a nova estrutura, mais ampla e adequada para atendimento dos mais de 100 pacientes está contribuindo para um melhor desenvolvimento do projeto terapêutico, que consiste nas oficinas terapêuticas com reabilitação psicossocial.
“Nós ofertamos, aqui, oficinas de artesanato, de como trabalhar a saúde, terapia do riso e cantoterapia, oficina de dança, ressocialização dentro da família, com todo o suporte voltado para a família; e, agora, com esse novo espaço, já estamos atendendo as crianças, ajudando-as no âmbito escolar e familiar”, enumerou, lembrando que o atendimento na nova instalação, no Jardim Planalto, atrás do CREAS, é realizado de segunda a sexta, das 7h30 às 17h30.
O secretário de Saúde no Conde, Francimar Veloso, anunciou que o CAPS 1, instalado desde 2012, deve adquirir sede própria até o final da atual gestão. “Estamos melhorando o atendimento, mas já temos um projeto para construir a sede própria, para ampliarmos cada vez mais a nossa capacidade de atendimento”, frisou.

Em seguida, Tatiana entregou o CRAS e, na oportunidade, o fardamento dos funcionários do CRAS, CREAS, Programa Bolsa Família e do Serviço de Convivência.
A inauguração da reforma e ampliação da Biblioteca Pública Municipal Rodolfo Athayde, no Centro do Conde (no km 3,5 da PB018), foi marcada pela apresentação da Banda Filarmônica Almir Correa. O equipamento destinado a todos os alunos e população, em geral, funciona das 7h às 11h e das 13H às 17h.
Com recursos de mais de R$ 64 mil, a nova estrutura construída dentro dos parâmetros do Conselho Nacional de Biblioteconomia – CNB, conta também com um espaço destinado ao público infantil. Nesta nova etapa, um total de 7 mil exemplares estarão disponíveis para a acesso da população.
“A nossa biblioteca, com acessibilidade, possui uma estrutura bastante arejada, iluminação adequada, possuindo um acervo em constante processo de atualização”, explicou o bibliotecário Valderlan Lopes.
A secretária executiva de Educação, América Castro destacou que o acervo, composto por enciclopédias, dicionários, livros didáticos e paradidáticos, oferecendo literatura juvenil, infanto-juvenil e poesias, estará sendo automatizado, em breve, facilitando dessa forma a busca e a recuperação da informação.
“Investir em biblioteca tem o mesmo peso que construir mais uma escola, porque o conteúdo oferecido tem o poder de mudar a realidade de vida de quem o acessa”, lembrou ela.
Tatiana, ainda, visitou as obras da Escola Municipal Noêmia Alves, ao lado da Prefeitura da cidade, que estão a todo vapor e anunciou a inauguração da UPA no mês de dezembro.
A prefeita também fez vistorias nas obras da escola Noêmia Alves, que estar sendo construída com 12 salas de aula, laboratório de informática e ginásio, dando maior possibilidade e comodidade para os alunos do município, pois o atual prédio da escola não suporta mais o número de alunos matriculados na escola. 

Secom-Conde





Nenhum comentário:

Postar um comentário