quinta-feira, 30 de julho de 2015

Com clima agradável e muita hospitalidade, Serraria entra na Rota do "Caminhos do Frio"


A cidade de Serraria vai ser a próxima parada do projeto Rota Cultural Caminhos do Frio. Nesta segunda-feira (3), os turistas poderão aproveitar a temperatura média de 15ºC à noite (cerca de 25ºC durante o dia) em paisagens predominantemente de árvores, alguns engenhos da rapadura e muita cultura e comida típica regional.
A abertura da Rota Cultural acontece às 20h30, na Praça Antônio Bento e, durante toda a semana, vão acontecer uma série de debates enfatizando temas como cultura e combate às drogas, reunindo estudantes das escolas municipais. Haverá ainda shows musicais com artistas locais, com destaque para Paulo Márcio e Banda Chapéu de Couro, que se apresentarão na noite do sábado (8).
Para os turistas que curtem um pouco mais de emoção, a Rota oferece a oportunidade de experimentar voos de parapente no Mirante da Serra, com 360 graus, o bastante para tornar a aventura ainda mais radical. Os voos serão realizados também no sábado a partir das 14h. Para quem curte emoções um pouco mais conservadoras, a opção será uma cavalgada, que será realizada no domingo pela manhã, com saída da Fazenda Tapuio.
Serraria é uma cidade que está situada na região do brejo paraibano a 130 km de João Pessoa. Sua população, segundo Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2012, supera os 6,2 mil habitantes. A economia gira em torno da agricultura, mas no ano de 1850 viveu tempos áureos com a fabricação de rapadura a partir do surgimento do primeiro engenho na região, fundado pelo agricultor Firmino José de Maria.
Um ano após o surgimento do engenho, relatam os historiadores, o proprietário de vastas terras da região, Manoel Birindiba, passou a permitir a exploração do local, quando começaram a surgir as primeiras edificações de residências em suas imediações. O primeiro imóvel construído na época foi uma serraria, a qual deu origem ao atual nome da cidade. O município conseguiu se emancipar no dia 24 de dezembro de 1893.

Secom- JP – com PBagora

Nenhum comentário:

Postar um comentário