quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Após folia de carnaval, bloco limpa Jacumã entra em ação



Operação limpeza também entrou em ação para recolher o lixo das praias da Costa do Conde
Após o término do melhor carnaval da Paraíba, o “Carnaval de Jacumã 2015, desde Almir Corrêa”, o bloco Limpa Jacumã embalada pela orquestra de frevo Paraíso Tropical, percorreu, na tarde desta Quarta-feira de Cinzas, 18, toda área de realização do carnaval, que terminou esta madrugada, na quadra de Jacumã, à beira mar da praia, na Costa do Conde, litoral sul paraibano. A folia dos agentes de limpeza serviu de descontração para os profissionais e também comemorou a eficiência das ações promovidas pela Prefeitura de Conde, por meio do Núcleo Administrativo de Jacumã, para manter a cidade limpa. Um total de 30 agentes de limpeza removeu o lixo e usou a água do mar para fazer finalizar o trabalho de limpeza, além do uso de quatro compactadores que atuaram no recolhimento dos lixos armazenados pela equipe.
A prefeita Tatiana Correa (PTdoB) explicou que o município tem realizado ações de conscientização em relação ao acondicionamento do lixo produzido pelos moradores e veranistas, inclusive, com divulgação, em rádio local, dos horários de coleta na cidade para que o recolhimento seja realizado de forma eficiente.
“Conseguimos resolver com o apoio de toda nossa equipe, o problema do lixo e é por isso que estamos de forma descontraída celebrando com todos esses importantes profissionais essa conquista, que resulta numa melhor qualidade de vida para nossa população e nossos visitantes”, lembrou Tatiana.
Atualmente, existem duas caixas coletoras fixas em Coqueirinho e em Tambaba e uma em Barra de Gramame, duas no entorno da quadra de Jacumã, uma no mercado público de Jacumã, uma no entorno do Núcleo Administrativo e uma também próxima à caixa de água, em Jacumã e cerca de 40 coletores de lixo, que foram adquiridos em parceria com a fábrica Cerâmica Elizabeth, foram colocados no perímetro da APA – Área de Preservação Ambiental de Tambaba, que vai de Tabatinga até Tambaba.
Uma ação de limpeza das praias da Costa do Conde, da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, foi realizada durante 24 horas, ininterrupta, nos cinco dias de folia, e continuou também na manhã de hoje, percorrendo toda faixa litorânea, de cerca de 30 km, para recolher o lixo produzido no local. De acordo com a estimativa da Polícia Militar, além dos moradores, uma população flutuante de cerca de 120 mil pessoas esteve no distrito de Jacumã durante os cinco dias de folia. A campanha Natureza é Limpeza que tem o slogan “Mergulhe nessa Ideia”, intensificou os trabalhos, conseguindo manter as praias limpas mesmo com o grande número de visitantes recebido.
A ação de conscientização visa orientar os comerciantes, moradores da cidade e o grande número de veranistas e turistas do Brasil e outros países, que estão usufruindo do roteiro Costa do Conde para que todos colaborem colocando o lixo produzido na faixa das praias e desembocaduras dos maceiós e próximos às falésias nos tonéis de coleta que ficam nas proximidades dos bares e restaurantes. 



Secom/Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário