segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Perigo: Papa está na mira do Estado Islâmico, diz jornal italiano


Papa Francisco pode estar em perigo. Ele é considerado um inimigo pelos jihadistas do Estado Islâmico (Foto: AP Photo/Jung Yeon-je, Pool)

O papa Francisco pode estar em perigo. De acordo com o jornal italiano Il Tempo, o pontífice está na "mira" do grupo radical islâmico Estado Islâmico (EI), responsável pela decapitação do jornalista americano James Foley. A reportagem cita fontes de inteligência italianas e israelenses. Segundo elas, o papa, maior expoente da religião cristã, é visto pelos jihadistas como um "portador da verdade falsa".
As fontes ouvidas pela jornalista Francesca Musacchio, autora do texto, afirmam que o Estado Islâmico considera a Itália como uma espécie de trampolim para a entrada de jihadistas na Europa. Segundo a reportagem, trata-se de um país "vulnerável", pois é bastante procurado por imigrantes sem documentos, que querem entrar na Europa ilegalmente.
Ainda de acordo com a reportagem, o Estado Islâmico pretende perpetrar ataques também na Europa, incluindo a Itália. Para isso, conta com os seus soldados no Oriente Médio e também com os adeptos ao fundamentalismo islâmico que vivem no continente europeu.
Os planos do grupo radical islâmico nada têm de modestos. O autoproclamado Estado Islâmico quer criar um país próprio no Oriente Médio, um califado Nos últimos meses, conquistou territórios importantes na Síria e no Iraque. Nos próximos, quer avançar também na Turquia. As conquistas territoriais incluem fuzilamentos coletivos, explosões de carros-bomba e execuções aleatórias no meio da rua, em plena luz do dia. O autoproclamado califa do Estado Islâmico, Abu Bakr al-Baghdadi, já deixou bem claro que quer superar à Al Qaeda e as façanhas de Osama bin Laden, mentor dos ataques contra asTorres Gêmeas do World Trade Center em 11 de setembro de 2001, no quesito disseminação do terror. 
E eles não brincam em serviço. A brutalidade usada nos ataques rotineiros tornou-se mais clara com a divulgação do vídeo com a decapitação de James Foley. Assim que as imagens brutais começaram a circular pelo mundo todo, papa Francisco fez questão de ligar para os pais do jornalista para prestar condolências e desejar-lhes força. Agora, é ele quem pode estar correndo risco de vida.
Época Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário