segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Festa de Reis em Jacumã tem Barqueata, fé e muito forró.

O município de Conde- PB viveu um final de semana de muita fé e Festa. Foi comemorada a “Festa de Reis” em Jacumã, nos dias 04 e 05 de Janeiro, com a tradicional barqueata e a festa na quadra de jacumã.
A prefeita Tatiana destacou que a tradição da barqueata já estar perto de completar o seu centenário, pois quando o seu pai, o saudoso Almir Corrêa, chegou a Jacumã em 1946, a barqueata já existia, e era realizada em jangadas. O trajeto é marítimo, saindo de Jacumã para a cidade de Pitimbu, com quase duas horas de viagem pelas águas do Oceano Atlântico. Chegando a Pitimbu, o padre abençoa a barqueata e entrega o santo Senhor do Bom Fim. O santo vem para o município de Conde, onde fica na igreja de Jacumã até o dia de seu retorno, pelo mesmo trajeto. O padre Jailton recepcionou a comitiva da barqueata em Pitimbu.

Na comitiva da prefeita para Pitimbu estavam: O deputado Genival Matias, o presidente da câmara de vereadores de Conde, o vereador Denis Pontes, o secretario da casa civil Wandregir Rocha, a secretária de turismo, Juliana Lundgren, o empresário Germano Chaves, o secretário de saúde de Conde, Francimar Veloso, O presidente da colônia de pescadores de Jacumã, o senhor Ari do peixe, dois representantes da Marinha do Brasil e dois do corpo de bombeiros militar.
A barqueata aconteceu no sábado dia 04/01/14pela manhã, saindo de Jacumã às 10 horas, chegando em Pitimbu por volta do meio dia. A caravana da fé almoçou em Pitimbu e retornou às 14 horas, chegando em Jacumã às 16 horas. Às 22 horas teve festa na quadra de jacumã com as Bandas: Forró do Muido, Forró do Tchê e Swing do Povão.
Durante as festividades na quadra de Jacumã o governador da paraíba Ricardo Coutinho esteve em visita na casa da prefeita Tatiana Corrêa juntamente com a primeira dama, Pâmela Bório.

                         
Da redação por Arimatéia Sousa.





























 Durante a noite nas festividades na quadra de Jacumã, com a visita do governador da Paraíba Ricardo Coutinho.




Fotos: Arimatéia Sousa/Stanley Talião/Jairo Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário