quinta-feira, 2 de maio de 2013

TATIANA CORRÊA RECEBE PREFEITOS DE ALHANDRA E PITIMBU PARA ASSINAREM TERMO DE COMPROMISSO PELA UPA DO LITORAL SUL.


A prefeita da cidade de Conde- PB Tatiana Corrêa recebeu na manhã desta segunda-feira 29/04/13 os prefeitos de Pitimbu- PB Leonardo Barbalho e o de Alhandra- PB Marcelo Rodrigues para a assinatura de um documento em que os prefeitos estariam de acordo que a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) viesse a ser instalar no município de Conde.
O prefeito de Caaporã também era esperado, mas este por não ser de acordo que a cidade de Conde fosse a contemplada, não compareceu.
Os prefeitos do litoral sul da Paraíba brigavam para que a Upa fosse instalada em suas cidades respectivas, mas eles chegaram a um acordo e reconheceram que a cidade de Conde é a cidade de melhor posição para receber a UPA regional do litoral sul, pois se encontra em uma localização favorável à todas as cidades da região sul, e ainda, está ao lado de uma rodovia federal, a BR/101 sul.
As Unidades de Pronto Atendimento – UPA 24h são estruturas de complexidade intermediária entre as Unidades Básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de Atenção às Urgências. A estratégia de atendimento está diretamente relacionada ao trabalho do Serviço Móvel de Urgência – SAMU que organiza o fluxo de atendimento e encaminha o paciente ao serviço de saúde adequado à situação.
O objetivo da UPA é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares.  As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada – com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h.
O secretário de saúde condense Francimar Veloso, destacou que este dia é um dia histórico para toda a população do litoral sul, pela instalação de um equipamento que vai salvar vidas ao encurtar distancias em socorros.
Já a secretária de Saúde da cidade de Alhandra, Albarina Kelly, resumidamente declarou que em nome do prefeito Marcelo e da secretaria de Saúde de Alhandra, que alhandra estaria de mãos dadas com a cidade de Conde, em prol do progresso de ambas.
O prefeito de Pitimbu, Leonardo Barbalho, destacou a importância dos prefeitos terem entrado em entendimento, dando uma demonstração de amadurecimento administrativo, independente de suas divergências políticas.
O prefeito de Alhandra, Marcelo Rodrigues, afirmou que ele no papel de prefeito, juntamente com as autoridades de Alhandra, estarão sempre de portas abertas para juntos de mãos dadas, buscarem parcerias naquilo que irá beneficiar os povos do litoral sul, dizendo que este é um ato simbólico e histórico na região, o que já aponta o sinal do progresso.
Gutemberg Pequeno, que representou o governo da Paraíba na solenidade, destacou que este acontecimento é uma grande realização para o litoral sul paraibano. Ele enfatizou que a política do governo do estado é trazer para perto do povo o cuidado adequado.
O deputado estadual Genival Matias parabenizou a todos e destacou que a construção da Upa é uma reinvindicação de muitos tempos para o povo do litoral sul, destacando a união dos prefeitos em prol de um entendimento que viesse a beneficiar o povo.
Click Aqui para ver as fotos.
A prefeita Tatiana Corrêa agradeceu aos demais prefeitos pela compreensão em terem o entendimento que a cidade de Conde é a localização mais estratégia para a construção da UPA.
A comitiva da prefeita Tatiana estava composta por vereadores, assessores e secretários, com destaque para o secretário de Administração de Conde, o senhor Pedro Ruffos, o chefe da casa civil, Eudes Félix e o vereador presidente da câmara municipal de Conde, Denis Pontes de Oliveira.
A solenidade foi abençoada pelo padre condense Eliezer.

                       
Da redação por Arimatéia Sousa.